Belo Horizonte, 24/08/2019

Yogaterapia

por Redação | publicado em sexta, 24 de maio de 2019



Espaço em BH promove terapia alternativa através da yoga personalizada

Em contramão a aceleração do dia a dia e bombardeamento de informações, existe uma tendência de se buscar movimentos que trazem mais paz e equilíbrio. Com o objetivo de curar e prevenir doenças comuns e também promover o bem-estar, o núcleo Reset oferece a yogaterapia para pessoas de todas as idades.

O espaço, localizado na Savassi, desenvolve a prática que mistura elementos do yoga como posições, consciência corporal, técnicas de respiração e meditação com os os exercícios musculares do pilates e fisioterapia. Ela é ideal para quem está passando por momentos difíceis, estressantes ou sofre de problemas como insônia, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outros.

Diferente da yoga comum, na qual várias vezes as turmas estão cheias, as sessões são individuais e os exercícios e terapias são adaptados aos limites e necessidades de cada um. Nas primeiras consultas, a terapeuta Roseli Reis busca conhecer melhor o aluno perguntando sobre questões relacionadas a área emocional e também sobre os aspectos corporais e atividades praticadas, fazendo uma avaliação física e mental. A intenção é conhecer o paciente a fundo e entender quais problemas ele está enfrentando, suas raízes e qual a melhor forma de tratá-los, unindo o funcionamento do corpo e da mente.

"Quando as pessoas estão passando por uma situação de stress, o físico fica sobrecarregado e traduz em forma de dores e tensões; as sessões trazem um alívio dessas horas, sendo um momento de se sentir tranquilo e bem consigo mesmo. Algumas das técnicas utilizadas são a massoterapia e também a aromaterapia, tratamento feito através de óleos essenciais que têm propriedades curativas", explica Roseli Reis.

Outra questão a ser destacada é a busca do autoconhecimento e relaxamento através das meditações, que também são ótimas ferramentas para reduzir a ansiedade e atingir o equilíbrio emocional. Durante os encontros, o paciente constrói um altar de meditação com diversos objetos que trazem segurança e paz como flores, velas, incensos, imagens e outros elementos que façam a pessoa se sentir feliz.

A prática da yogaterapia muda o estilo de vida de cada um e, portanto, não se limita apenas ao espaço físico onde é feita, de forma que o paciente recebe mantras e músicas para guiarem a meditação em casa, orientações de alimentação e exercícios a serem praticados. Além disso, a Roseli promove uma meditação sincronizada entre seus pacientes, combinando um horário para todos meditarem e se conectarem, mesmo estando em espaços físicos diferentes.

Com o tempo, os hábitos se transformam e o dia a dia fica mais leve e tranquilo. Para quem está buscando uma relação mais saudável com seu corpo e seu interior, a yogaterapia é a prática ideal.


Comentários