27 de maio de 2024

Search
Close this search box.

OMS: Casos de câncer devem aumentar 77% até 2050

OMS: Casos de câncer devem aumentar 77% até 2050
POR:

POR:

Redação

A agência da Organização Mundial de Saúde (OMS) especializada em câncer alertou, nesta quinta-feira (1º) que o número de novos casos de câncer detectados em 2050 aumentará para quase 35 milhões, representando um aumento de 77% em comparação com 2022.

“O rápido crescimento da carga mundial de câncer reflete tanto o envelhecimento quanto o crescimento populacional, assim como mudanças na exposição das pessoas aos fatores de risco”, afirmou o Centro Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC, sigla em inglês).

De acordo com dados da OMS, os tipos mais comuns são os de pulmão, mama, colo-retal, estômago e fígado, que juntos respondem por quase metade dos novos casos de câncer que surgem no mundo a cada ano.

Entre os “fatores-chave no aumento da incidência” do câncer, a organização cita o tabaco, o álcool, a obesidade e a poluição do ar. Os países mais desenvolvidos deverão enfrentar o maior aumento, com 4,8 milhões de casos adicionais em 2050 em comparação com 2022. No entanto, o maior aumento percentual, de até 142%, deverá ser registrado pelos países com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um indicador desenvolvido pela ONU. Os países com IDH médio experimentarão um aumento de 99%, segundo a OMS.

Além disso, a previsão é de que a mortalidade por câncer nestes países duplique em 2050, de acordo com a organização. Segundo o chefe da subdivisão de monitoramento do câncer do IARC, Freddie Bray, “o impacto deste aumento não será sentido de maneira uniforme nos países com diferentes níveis de IDH”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp