26 de maio de 2024

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121 – SAÚDE COM BRUNO SANDER: Aproveite as festas juninas sem ganhar peso

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Redação

POR dr. Bruno Sander

Saiba como comer sem culpa e aproveitar a diversão

As festas juninas, uma das celebrações mais aguardadas pelos brasileiros, já começaram. Geralmente, essas festividades começam no início de junho; e as comemorações se prolongam até o fim de julho. Além da vestimenta a caráter e as brincadeiras, as comidas típicas são deliciosas e muitas vezes fazem com que os mais entusiasmados enfiem o “pé na jaca” e comam muito mais do que deveriam.

Embora os pratos típicos sejam muito apetitosos, requerem um pouco mais de atenção, principalmente pelo modo de preparo. Eles tendem a ser muito calóricos, e os que possuem doenças preexistentes e outras condições de saúde, como diabetes, colesterol e triglicerídeos altos, além de excesso de peso, devem ter atenção redobrada.

Para conseguir manter a dieta saudável e equilibrada durante esse período, é recomendável evitar os alimentos ultraprocessados e dar preferência aos que são in natura, como milho, coco, mandioca, pinhão, amendoim e batata-doce. Estes são bastante utilizados no preparo das comidas típicas da época e, se feitos de maneira saudável, podem ser bem nutritivos para o organismo. Evitar frituras também é uma boa dica.

Como aproveitar as festas juninas sem exagero?

primeiro passo para evitar exageros é o acompanhamento com profissionais da área da nutrição. Após avaliação individual do estilo de vida, o especialista montará um cronograma único e personalizado. E, caso o paciente tenha outros problemas relacionados à alimentação, como transtornos psicológicos ou outra dificuldade para manter uma rotina saudável, o especialista também o encaminhará para obter o tratamento multidisciplinar com outros profissionais adequados.

Uma boa estratégia é comer alimentos saudáveis antes de sair de casa, para não chegar aos “Arraiás” com muita fome. Sem tanta necessidade de comer, você poderá se deliciar na medida certa. Nos dias anteriores e posteriores às festanças, principalmente se for consumir bebidas alcoólicas, como o quentão, melhore seu preparo. Como? Atividade física! E entre um copo e outro de bebida alcoólica, faça a ingestão de água, pois o álcool causa desidratação, já que aumenta a diurese.

Além disso, evite os refrigerantes, prefira os sucos de frutas típicas (sem açúcar), que são muito consumidos no período. Mas, se a preferência for uma bebida alcoólica, opte por uma bebida quente, como vinho, que tem propriedades funcionais para o organismo.

Mas, se você exagerou e ganhou peso, não precisa se preocupar. É só me procurar, que te ajudo no que você precisa para emagrecer!

Hospital Dia Sander Medical Center

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