25 de junho de 2024

Search
Close this search box.

MULHERES NA POLÍTICA: A participação feminina na política é uma forma de combater a desigualdade de gênero

POR:

POR:

Redação

Foto: Conceição Arruda / Divulgação

Historicamente, a participação das mulheres na esfera política foi limitada por várias razões, incluindo normas culturais, leis discriminatórias e estereótipos de gênero. No entanto, ao longo do tempo, houve avanços significativos em relação à igualdade de gênero e ao aumento da participação feminina na política. Mas tem acontecido avanços significativos no aumento da representação feminina na política, com mais mulheres ocupando cargos parlamentares, governamentais e outros cargos públicos.

Conceição Arruda, a vereadora mais votada da história de Sabará diz que ainda há muito trabalho a ser feito para alcançar a igualdade de gênero na política em todo o mundo. “A participação ativa das mulheres na política é fundamental para construir sociedades mais justas, igualitárias e representativas”, afirma.

Além disso, a vereadora acrescenta que os principais desafios enfrentados pelas mulheres que ingressam na política são discriminação e descaso. “A grande maioria acredita que a presença feminina nesse meio é só para completar a legenda e não para realmente vencer”, diz.

A importância das mulheres na política

É fundamental que a participação das mulheres na política seja encorajada e apoiada por meio de políticas e práticas que garantam igualdade de oportunidades, acesso à educação, combate à discriminação de gênero e aumento da representatividade feminina em todas as instâncias do poder político. Quando as mulheres têm uma voz ativa e forte na política, a sociedade como um todo se beneficia de uma governança mais inclusiva e sensível às necessidades de todos os seus membros.

representatividade feminina pode influenciar nas decisões políticas e nas políticas públicas quando elas têm lugares de fala que são somente delas. “A mulher em seu perfil, no geral, consegue olhar de forma ampla para as causas e levar isso para as decisões em âmbito político faz toda diferença no rumo das políticas públicas brasileiras”, destaca Conceição.

Além disso, para aumentar a participação e a liderança das mulheres na política é necessário apresentar mais projetos a favor delas e mostrar para as demais o quanto elas são corajosas e fortes para liderar o que elas quiserem.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp