27 de maio de 2024

Search
Close this search box.

BH e Nova Lima se unem para viabilizar obras visando aliviar trânsito na BR-356 e MG-030

POR:

POR:

Redação

Foto: Jarbas Soares Jr., procurador-geral de Justiça; Fuad Noman, prefeito de BH; João Marcelo, prefeito de Nova Lima

Nesta segunda (4), as prefeituras de Belo Horizonte e Nova Lima anunciaram conjuntamente um programa de obras viárias destinadas a aliviar o tráfego no limite entre os dois municípios. O investimento totalizará R$ 200 milhões, divididos igualmente entre as duas prefeituras, sendo uma parte proveniente de compensação ambiental de empresas, mediante acordo com o Ministério Público de Minas Gerais.

A MG-030, que conecta Belo Horizonte a Nova Lima, enfrenta um fluxo diário de aproximadamente 15 mil veículos, predominantemente carros de passeio, frequentemente resultando em congestionamentos tanto na rodovia estadual quanto no entroncamento com a BR-356, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. As intervenções planejadas incluem a construção de viadutos e a ampliação das alças de acesso entre as duas rodovias. Estima-se que todas as obras estejam concluídas no prazo de dois anos, segundo as prefeituras envolvidas.

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, destacou que o projeto para a construção de um viaduto em formato de “ferradura” entre a BR-356 e a MG-030 já possui projeto executivo pronto e será executado por empresas privadas, mediante um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por compensações ambientais. Isso deve acelerar o início das obras, que estão programadas para começar nos próximos meses.

Do lado belo-horizontino, estão previstas mais duas obras, sendo que uma delas ainda não possui projeto definido, o que pode impactar o cronograma de conclusão das ações. De acordo com o prefeito Fuad Noman, os recursos para essas intervenções virão dos cofres municipais e de empréstimos já contratados pela administração municipal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp