27 de maio de 2024

Search
Close this search box.

CANADÁ ROADSHOW: Evento desembarca em BH para ajudar mineiros a realizarem o sonho de viver no Canadá

POR:

POR:

Redação

Foto: Tiago Nunes Fotografia

Evento, que chega à quinta edição, será realizado no dia 24 de setembro, das 14h às 20h, no Minascentro; Inscrições podem ser feitas no site do Sympla

Ultrapassar as fronteiras do Brasil em direção a novas oportunidades de estudos, carreira profissional e recomeço de vida no Canadá. Este é, sem dúvida, o sonho de muita gente. E para ajudar os mineiros a realizarem esse desejo, o Canadá Roadshow desembarca em Belo Horizonte no dia 24 de setembro. O evento, considerado o mais completo do Brasil, será realizado no Minascentro, das 14h às 20h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do Sympla

O Canadá Roadshow, que chega à 5ª edição, é uma iniciativa da agência brasileira e canadense HiBonjour, especialista em intercâmbio e educação superior de leste a oeste do Canadá há mais de uma década. Na feira, os participantes vão obter informações completas sobre as oportunidades que o Canadá oferece, criar conexão com profissionais altamente qualificados e conhecer os caminhos para emigrar sozinho ou em família para o Canadá. Para tanto, o evento contará palestras e representantes de mais de 50 instituições de ensino canadense – conceituados colleges, universidades e escolas de idiomas de sete províncias canadenses.

Além disso, haverá estandes com a presença de consultores de vistos e imigração que são regulamentados pelo RCIC (Regulated Canadian Immigration Consultants), a Air Canada e consultor de carreira internacional, que vai dar dicas sobre a inserção no mercado de trabalho canadense. 

A ideia do evento partiu das próprias sócias-fundadoras da HiBonjour que passaram por várias etapas e desafios para viverem no Canadá. Camilla Lopes, que mora no país há 12 anos, junto com o marido e os filhos nascidos no Canadá, já rodou por diversos estados brasileiros com o Canadá Roadshow. Cidadã canadense, ela carrega o orgulho de ter ajudado centenas de brasileiros a realizar o sonho que um dia também foi seu: morar no Canadá. 

Já Thaís Della Nina, que também vive no Canadá há 12 anos, dos quais quatro em Montreal (Quebec) e oito em Vancouver (British Columbia), se aventurou ao fazer uma road trip de leste a oeste do país. Uma de suas especialidades é falar sobre os diferenciais de cada província, as oportunidades de trabalho e imigração. Ela se orgulha de morar em um país multicultural e não mede esforços para ajudar estudantes a seguir seus passos também.

O Canadá Roadshow, que foi realizado em Fortaleza, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, já recebeu mais de dez mil pessoas de diversas partes do Brasil com variados perfis: jovens, solteiros, casados e famílias com filhos que vão ao Canadá para estudar, trabalhar e imigrar em busca de novas oportunidades e qualidade de vida. 

Sobre o Canadá

O Canadá tem a expectativa de receber quase um milhão e meio de imigrantes até 2025. O país possui alto índice de qualidade de vida e é um dos destinos internacionais mais procurados por brasileiros. Além de oferecer um dos programas de imigração mais fáceis do mundo, tem como atrativos a segurança, o sistema educacional de referência mundial, o constante crescimento econômico e muitas ofertas de empregos devido ao déficit de profissionais qualificados. Atualmente, o Canadá enfrenta desafios, como o envelhecimento populacional e a diminuição da taxa de natalidade, e os imigrantes ajudam a enfrentá-los, contribuindo para o crescimento da força de trabalho do Canadá.

Fazer um curso de ensino superior no Canadá é o caminho escolhido por muitos brasileiros que pensam em imigrar para o país. Além de ser um caminho para a conquista da imigração, o estudo oferece vários incentivos não só para quem estuda, mas para toda a família: permissão de trabalhar legalmente e ganhar em dólar canadense, filhos têm acesso à escola pública, acesso à saúde pública, networking e experiência de trabalho canadense, além de um diploma internacional no currículo.

Somente em 2022, 455.480 estudantes brasileiros fizeram intercâmbio para o país, o que representa alta de 18% ante 2019, ano pré-pandêmico, conforme dados da Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio

Mineira no Canadá

A belo-horizontina Bárbara Patrocínio, 26, mora sozinha em Toronto há dois anos e dois meses. Ela decidiu se mudar para o lá durante o período da pandemia. Fluente em inglês e francês, ela queria morar em um país onde pudesse praticar os idiomas com os nativos. Como já havia concluído o bacharelado em Relações Internacionais, não estava trabalhando e viu que poderia começar o college online do Brasil, escolheu deixar o país rumo ao Canadá para estudar.

Com ajuda de Camilla Lopes, sócia-fundadora da HiBonjour, Bárbara fez todos os trâmites e recebeu orientações de como passar pela imigração, visto, legalidades e como se matricular no Humber College, em Toronto, onde se formou em jornalismo. No último ano de estudo, conseguiu fazer um estágio, não remunerado e um dos mais concorridos do país, no sistema de Rádio e TV CBC – Canadian Broadcasting Corporation.  “Não foi fácil. Dei a minha vida nas sete semanas de estágio e fui contratada”. Hoje, ela trabalha como associate producer (assistente de produção) do programa Here and Now, com foco em notícias locais.

“É legal morar no Canadá, que me deu oportunidades que eu não tinha no Brasil. Eu me sinto extremamente segura aqui. A qualidade de vida aqui não se compara com a do Brasil. Estou muito feliz com a minha escolha. Eu não me arrependo de ter vindo para cá”.

Programação das palestras

13h às 14h – Credenciamento  

14h às 15h – “Tudo o que você precisa saber antes de iniciar o seu Plano Canadá” que será ministrada pela equipe da Hi Bonjour: Camilla Lopes, Thaís Della Nina, Andreia Cosme e Paula Affonso

16h às 16h30 – “Trabalhar no Canadá: mercado de trabalho, oportunidades e profissões em alta” que será ministrada por Cibelly Zedan da Trabalhar no Canadá e Lila Rios da Hi Bonjour.

18h às 18h30 – “Imigrar para o Canadá: motivos e caminhos para conquistar a imigração” que será ministrada pelas consultoras de imigração Juliana Klapouch da Klaps Immigration e Renata Oliveira da Go North, junto com a Thaís Della Nina da Hi Bonjour

19h às 19h30 – “Vida Real no Canadá, por quem vive a experiência” que será ministrada pela equipe da Hi Bonjour: Camilla Lopes, Lila Rios e Thaís Della Nina e Paula Affonso.

Todos os dias os participantes vão participar de sorteios, como curso de idiomas e assessoria de visto de estudo ou análise de perfil para imigração.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp