28 de maio de 2024

Search
Close this search box.

CARNAVAL BH: Bloco Chama o Síndico traz show de luzes para a Avenida Afonso Pena nesta quarta (7)

CARNAVAL BH: Bloco Chama o Síndico traz show de luzes para a Avenida Afonso Pena nesta quarta (7)
POR:

POR:

Redação

Foto:  Tamas Bodola

Cortejo deste ano celebra os 50 anos do disco “A Tábua de Esmeralda”, 

um dos mais importantes da carreira de Jorge Ben Jor

Com mais de dez anos de história, o bloco Chama o Síndico ocorre mais uma vez na quarta-feira antes do Carnaval em Belo Horizonte, homenageando os dois ícones da Música Popular Brasileira, Tim Maia e Jorge Ben Jor. Neste dia 7 de fevereiro, o show no trio será acompanhado por um espetáculo de luzes, uma produção da Festa da Luz, MIR Estúdio e CEMIG. O evento promete colorir a avenida com projeções e reunir dezenas de milhares de foliões. O Bloco Chama o Síndico este ano conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais, apoio da Brahma e produção Cuia Cultural.

“A Festa da Luz, em parceria com a Cemig, está levando para o desfile do bloco Chama o Síndico uma intervenção muito especial! Concebemos um show de lasers no qual o brilho e os padrões das luzes serão definidos a parte do volume, timbres e notas tomadas pelo naipe de metais do bloco. Convidamos o MIR Estúdio para criar essa intervenção e desenvolver a tecnologia para sincronizar os lasers com a música tocada no bloco. Queremos criar um momento especial no bloco, onde o folião consiga se sentir dentro da música, criando uma experiência multissensorial” comenta Juliana Flores, diretora artística da Festa da Luz.

“A Cemig é uma das maiores patrocinadoras do Carnaval de Minas e essa ação com o bloco Chama o Síndico nos enche de orgulho. Depois do sucesso dos drones no réveillon de BH, agora levaremos a nossa energia para as ruas da cidade por meio de uma ação muito especial com a Festa da Luz, com lasers e projeções.” comenta Cris Kumaira, diretora de comunicação e sustentabilidade.

O Chama o Síndico ainda celebra os 50 anos de um dos álbuns mais reconhecidos de Jorge Ben Jor, em sexto lugar na lista dos 100 maiores discos da música brasileira pela Rolling Stone Brasil. Matheus Rocha, co-idealizador do bloco, antecipa os destaques do cortejo de 2024: “Esse ano, o Chama o Síndico realiza seu décimo primeiro desfile e homenageia o disco A Tábua de Esmeralda, obra prima e décimo primeiro álbum de estúdio do mestre Jorge Ben Jor. O desfile terá três momentos, um apenas com bateria e metais, depois bateria e banda e por fim apenas a banda no trio, com algumas artistas convidas. O desfile terá muitas luzes, com lasers na avenida e distribuição de adereços para o público”. 

SOBRE O CHAMA O SÍNDICO 

Idealizado por Matheus Rocha e Nara Torres, o Bloco Chama o Síndico foi fundado no ano de 2012 por um grupo de aproximadamente 20 músicos e produtores culturais que já participavam ativamente do reflorescimento do carnaval de rua de Belo Horizonte, tocando, criando e produzindo outros blocos.

Desde sua criação, o bloco tem levado dezenas de milhares de foliões para as ruas, em uma celebração democrática e inclusiva. Em sua formação o bloco conta com bateria, ala de dança, ala para pessoas com deficiência e músicos que fazem parte da banda do bloco.

Em 2012, surgiram convites para que o bloco também se apresentasse nos palcos, fazendo uma espécie de metamorfose para o formato banda. Em julho do mesmo ano, a banda do Chama o Síndico fez seu primeiro show e acabou sendo o primeiro bloco da retomada do carnaval de BH a se apresentar nesse formato.

De lá pra cá já foram mais de uma centena de shows, de grandes festivais a formaturas, eventos rua, ocupações, casamentos e festas corporativas, dividindo o palco com grandes artistas como Jorge Ben Jor, Paralamas do Sucesso, Criolo e Planet Hemp, para platéias de mais de 10 mil pessoas, em Belo Horizonte, cidades do interior de Minas Gerais, Bahia e São Paulo.

Sempre reverenciando Jorge Ben Jor e Tim Maia, a banda num show apoteótico promove uma mistura rítmica de samba-funk-afoxé-xote-soul-carimbó-reggae-power, em que uma bateria da pesada se junta a cordas, metais e um trio vocal para ecoar os sons de Tim e Ben, num repertório que une uma intensa pesquisa aos grandes sucessos dos mestres.

SERVIÇO 

Bloco Chama o Síndico 

Dia: 7 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: 18h

Local: Av. Afonso Pena (em frente ao Parque Municipal)

Mais informações: https://www.instagram.com/blocochamaosindico/

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp