27 de maio de 2024

Search
Close this search box.

CARNAVAL BH: Sabores típicos impulsionam o turismo

CARNAVAL BH: Sabores típicos impulsionam turismo
POR:

POR:

Redação

Foto: tropeiro – Bar da Lora/ Matetus Baranowsk

Com expectativa de atrair mais de 5 milhões de foliões, Belo Horizonte une o carisma e o acolhimento dos mineiros à gastronomia de Minas para recepcionar e abastecer a energia para curtir a festa

O Carnaval de Belo Horizonte, conhecido por sua alegria contagiante e manifestações culturais diversificadas, é nada menos que o terceiro maior do Brasil, esperando atrair mais de 5 milhões de foliões em suas ruas neste ano. Além das festividades tradicionais, que contam com mais de 500 bloquinhos, escola de samba, blocos caricatos e festas fechadas, a capital mineira se destaca como um polo gastronômico, sendo reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia.

Durante o Carnaval, a gastronomia de Minas Gerais desempenha um papel fundamental para atrair ainda mais visitantes à cidade. As delicias do estado, como o feijão tropeiro, a galinhada, o mexidão e o tradicional queijo, encantam os paladares dos foliões, proporcionando uma experiência diferenciada e única. Movidos pela grande expectativa de pessoas na cidade, os estabelecimentos locais se preparam para receber essa multidão com pratos que combinam sabor e tradição, prometendo tornar a visita à cidade ainda mais especial.

Para ajudar os visitantes e moradores da cidade, separamos quatro casas que se destacam neste cenário gastronômico, não só no dia a dia, mas também durante o Carnaval: o Bar da Lora, a Belô Café, o Cabernet Butiquim e a Fermentaria Lambe Lambe. Esses locais não apenas oferecem pratos essenciais para recarregar as energias dos foliões, mas também proporcionam uma atmosfera acolhedora e descontraída. 

O Bar da Lora, conhecido por sua culinária autêntica e ambiente animado, promete ser um ponto de encontro para aqueles que desejam vivenciar a verdadeira essência da comida de buteco. Situado há 50 anos em uma das esquinas mais movimentadas do Mercado Central, o tradicional bar também conta com uma unidade na Praça Raul Soares, e outra recém inaugurada na badalada região da Savassi, onde serve, entre diversos petiscos e pratos, o famoso e tradicional Tropeiro. “Essa é a escolha perfeita para quem procura uma refeição autenticamente mineira antes de cair na folia”, sugere Eliza Fonseca, sócia do bar, conhecida carinhosamente como Lora. “O Tropeiro é mais do que uma refeição, é uma fonte de energia para suportar vários dias atrás dos blocos de carnaval”, destaca a empresária. A combinação de feijão-tropeiro, carne de sol, bacon, ovos e outros ingredientes típicos da região fazem parte da gastronomia de qualidade que se destaca no Bar da Lora, além da cerveja sempre gelada e da atmosfera animada que o local possui. “Além de recarregar as baterias dos foliões, também queremos levar a alegria desta data para os nossos clientes”, comenta Lora com entusiasmo. 

A Belô Café, com seu charme acolhedor, oferece opções de café da manhã, brunch, almoço e lanches que combinam perfeitamente com a energia vibrante do Carnaval. Localizado no coração da Savassi, a cafeteria oferece uma sugestão irresistível para fortalecer o estômago antes ou depois da agitação: o Arroz de Galinha. A fundadora da casa, Juliana Castro, ressalta que esse prato é a escolha ideal para quem busca uma refeição consistente. “Com uma combinação generosa de carboidratos e proteínas, o Arroz de Galinha é uma excelente opção para garantir a energia necessária para quem quer aproveitar ao máximo os blocos de Carnaval”, afirma Juliana. A mistura deliciosa de arroz, galinha desfiada e temperos proporciona a sustância necessária para enfrentar a maratona carnavalesca. Cada garfada é uma experiência gastronômica que nutre e revigora, preparando os foliões para as festividades que estão por vir. Quem passar pela Belô Café poderá também experimentar outras opções, como o famoso Uai Sô, além de drinks deliciosos.

Já o Cabernet Butiquim, com seu cardápio diversificado de petiscos e bebidas, é uma opção ideal para quem busca uma pausa recheada de sabores. Lá, a sugestão é o Mexido do Cab, indicado por, Pablo Teixeira, sócio da casa, que destaca esse prato como uma opção versátil, adequada tanto para antes dos blocos quanto para a recuperação pós-festa. “O Mexido do Cab é um verdadeiro combustível livre de glúten e lactose, proporcionando uma refeição rica em sabores e nutrientes essenciais para aguentar o ritmo do Carnaval”, explica. Os ingredientes cuidadosamente selecionados incluem alho, cebola, bacon, linguiça defumada, carne de sol desfiada, brócolis, couve, vinagrete de pimentões, arroz, ovo com gema mole e banana frita. Juntos, formam um prato recheado de energia e sabor, perfeito para encarar a folia com vigor. O restaurante e bar descomplicado de vinhos, possui uma carta ampla e dinâmica, com vinhos dos principais produtores do mundo, sempre contemplando opções com ótima relação custo/benefício. Além disso, oferece ainda petiscos para compartilhar e outros pratos de uma cozinha contemporânea e criativa. Da Garagem do Cab, o bar de drinks do Cabernet, saem grandes clássicos da coquetelaria contemporânea e cocktails autorais assinados pelo bartender Xandão Loureiro.

Outra opção que deve cair na graça dos foliões é o sanduíche da Fermentaria Lambe Lambe, o bar da Lambe Lambe na Galeria São Vicente, na praça Raul Soares. Por lá as versões do “Cacetinho” e do “Cacetão” fazem o maior sucesso. Criado pela Kaká Campos, que também é a diretora comercial da marca, o sanduíche é uma versão do pão de alho, com quatro opções de sabores e dois tamanhos variados, como sugerem os nomes. “O ‘Cacetinho’ é como uma festa de sabores em cada pedacinho, perfeito para aqueles momentos em que a energia precisa ser recarregada de forma rápida e deliciosa. Já o ‘Cacetão’ é a escolha ideal para os foliões que querem uma experiência mais robusta, mantendo a empolgação lá no alto por todo o desfile”, explica a empresária que também é admiradora e não perde um dia de carnaval.

Vale lembrar que por lá também é possível experimentar outros sabores de Lambe Lambe, a bebida deste carnaval, que nas ruas pode ser encontrada pela sua latinha amarela, no sabor “tangerina, limão e sal” entre os vendedores ambulantes. Já nos bares da Fermentaria, que além da Raul Soares estão no Mercado Novo e na Savassi, a bebida é servida on tap e possui sabores diferentes e sazonais.

Assim, o Carnaval em Belo Horizonte não é apenas uma celebração de música e dança, mas também uma oportunidade única para explorar a riqueza da gastronomia mineira. Com points como o Bar da Lora, Belô Café, Cabernet Butiquim e a Fermentaria Lambe Lambe, os foliões têm a garantia de que suas energias serão recarregadas e seus apetites satisfeitos, enquanto aproveitam a festa na terceira maior folia do país.

SERVIÇO

BELÔ CAFÉ

Local: Rua Sergipe, 1329 – Savassi

Horário de Funcionamento no Carnaval: Sexta: 8h às 22h / Sábado: 08:00 às 16:00 / Domingo, Segunda e Terça: 10h às 20h.
Instagram: @belocafeteria

BAR DA LORA SAVASSI
Horário de Funcionamento no Carnaval (10 a 13/02):
Raul Soares – 11h às 20h
Mercado Central: Sáb: 9h às 18h; Dom, seg e ter: 9h às 13h 

Savassi: Fechado todos os dias de carnaval.
Instagram: @bardalora

CABERNET BUTIQUIM
Local: Rua Levindo Lopes, 22 – Savassi                                                                                                            Horário de funcionamento: Horário de Funcionamento no Carnaval: Sexta: 11h30 às 23h / Sábado e Domingo: 11h30 às 22h / Segunda e Terça: Fechado / Quarta: funcionamento normal da casa.                                                                                     Instagram: @cabernetbutiquim 

FERMENTARIA LAMBE LAMBE 

Galeria São Vicente (09/02 A 11/02): 17h à 0h – NÃO ABRE SEGUNDA E TERÇA

Savassi: Sexta – 17h às 2h / Sábado – 8h às 2h / Domingo – 8h às 2h / Segunda – 8h às 2h / Terça – 8h às 2h

Mercado Novo (10/02 A 14/02) – 08:00 ÀS 18h

Instagram: @fermentarialambelambe 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp