27 de maio de 2024

Search
Close this search box.

Comprar um imóvel em BH à vista é uma boa escolha?

Comprar um imóvel em BH à vista é uma boa escolha?
POR:

POR:

Redação

Foto: Freepik

Comprar um imóvel a vista é o que muitos desejam, no entanto não são todos que conseguem. Porém, se essa possibilidade se enquadra na situação do comprador, é possível analisar toda a situação para ver se será um bom negócio

Comprar um apartamento em Belo Horizonte há alguns anos era o sonho de todo belo-horizontino, mas não é uma coisa simples, é um alto investimento, principalmente para quem quer comprar um apartamento à vista. A escolha deste meio de pagamento é a parte mais importante de todo o processo. É muito importante analisar com calma todas as opções orçamentárias disponíveis e viáveis ​​para que, no final, as finanças de sua família não sejam comprometidas.

Se um dos objetivos é pagar o mínimo possível pelo imóvel, comprar à vista é a opção mais viável. Quando o comprador economiza todo o dinheiro necessário, fica mais fácil negociar e conseguir um grande desconto. Outra questão a se considerar é a disciplina exigida, pois para cobrar o valor total é preciso reservar o valor mensal e ter a possibilidade de não mexer nele por nenhum motivo. Também é muito importante realizar cálculos matemáticos para entender o que pode ser separado do orçamento sem apertar as finanças.

Fugir da burocracia de financiamento

Embora existam vários bancos que até tenham opções diretamente com as construtoras, o processo pode ser burocrático. Por razões de segurança, a análise da liberação de crédito imobiliário é complicada. Sendo assim, se o comprador tem a possibilidade de pagar tudo de uma vez, melhor ainda, evitará a burocracia do financiamento.

Olhar de outro ângulo

Assim que o comprador estiver muito satisfeito com sua nova casa, será preciso de dinheiro para decoração ou móveis. Portanto, lembrar de que, ao pagar de uma só vez, pode não ter nenhuma economia para essa questão. Se precisar de dinheiro de emergência, não o terá em mãos. Afinal, o comprador já comprou uma casa. Por isso, antes de comprar um imóvel, é necessário fazer uma boa avaliação do mesmo. Afinal, ninguém conhece suas finanças melhor do que si.

Funcionamento da compra de um apartamento em dinheiro

Comprar um apartamento à vista envolve muita pesquisa, domínio de mercado e conhecimento burocrático. Se isso causa uma certa preocupação, não significa que deva desistir do investimento. Atualmente é fácil encontrar um corretor de imóveis de confiança, principalmente com a comodidade da internet, o comprador pode contar com profissionais que estão prontos para ajudar no processo.

Eles poderão escolher os melhores imóveis com base nos interesses e poder de compra, determinar os pontos fracos e fortes do apartamento com base nos padrões do mercado imobiliário e fornecer todas as orientações necessárias para resolver a burocracia envolvida na compra e venda deste tipo de bens. Desta forma, a transação ficará mais segura, e o novo morador não correrá o risco de se envolver em uma situação complicada por falta de conhecimento.

Sendo assim, aproveitar essa comodidade proporcionada pelo mercado para fazer boas compras será inteligente. Portanto, o comprador pode só se preocupar com a escolha do imóvel, e deixar o resto para profissionais qualificados para tratar do assunto como parte da compra à vista do imóvel. No entanto, essa dica não é válida apenas para os imóveis, pode ser aproveitar em compra de terrenos.

Se preparar para comprar um imóvel em dinheiro

O investimento imobiliário é caro, claro que o comprador já sabe disso. Portanto, comprar um apartamento à vista significa se organizar financeiramente, e o morador pode até usar o mercado financeiro para investir o dinheiro e se manter lucrativo até comprá-lo.

Considerando que todo financiamento precisa perder dinheiro, pois os juros se acumulam ano a ano, comprar à vista pode tornar o investimento lucrativo e aumentar o poder de barganha. Afinal, possuir o valor necessário para adquirir um imóvel sem contar com o parcelamento é considerado muito atraente pelo vendedor.

Conhecer a receita e custos

Quando se entra em contato com instituições financeiras para comprar apartamentos em dinheiro, o comprador deve entender todas as suas receitas e custos atuais. Com essas informações, pode-se definir o que pode ser salvo e por quanto tempo. Por exemplo, isso também pode garantir que não tenha problemas porque se esquece de um ponto específico de suas finanças e gasta mais do que sua renda.

Depois de entender suas receitas e despesas, o comprador poderá controlar seus próprios fundos e entender seu poder de compra nos próximos anos. Não subestimar a importância desse detalhe e usá-lo para se organizar melhor será fundamental.

Pesquisar o preço do imóvel em que tem interessado

No processo de compra de um apartamento à vista, geralmente o comprador já tem uma vaga ideia do que quer desde o início. Bem, quando o futuro morador colocar a mão na massa e começar a pesquisar preços e perfis de imóveis, as coisas começam a ficar mais claras.

A partir disso é preciso saber onde gostaria de morar e quanto o comprador está disposto a pagar por este imóvel. Esse ponto é muito importante pois permite ter uma noção do quanto será preciso economizar e o quanto de tempo que levará para essa compra.  Com as informações necessárias ficará mais fácil de comprar o imóvel, e desta forma conseguir realizar o sonho da casa própria.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp