27 de maio de 2024

Search
Close this search box.

DENGUE: Minas Gerais recebe as primeiras vacinas contra a doença

DENGUE: Minas Gerais recebe as primeiras vacinas contra a doença
POR:

POR:

Redação

Foto: Júlio César Santos/ TV Globo

Na manhã desta quinta (22), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu um total de 78.790 doses da vacina contra a dengue, denominada Qdenga. Essas doses são destinadas, neste primeiro momento, à imunização de crianças com idades entre 10 e 11 anos. Conforme indicado em uma lista divulgada pelo Ministério da Saúde em 25 de janeiro deste ano, a primeira remessa da vacina contemplará 22 cidades. São elas:

  1. Antônio Dias
  2. Belo Horizonte
  3. Belo Vale
  4. Caeté
  5. Coronel Fabriciano
  6. Córrego Novo
  7. Dionísio
  8. Jaboticatubas
  9. Jaguaraçu
  10. Marliéria
  11. Moeda
  12. Nova Lima
  13. Nova União
  14. Pingo-D’Água
  15. Raposos
  16. Ribeirão das Neves
  17. Rio Acima
  18. Sabará
  19. Santa Luzia
  20. Santa Maria de Itabira
  21. Taquaraçu de Minas
  22. Timóteo

Após o desembarque no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana da capital mineira, as doses foram encaminhadas para a Central Estadual da Rede de Frio, localizada no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte. A SES-MG será responsável pela distribuição e logística da vacina às Unidades Regionais de Saúde de Belo Horizonte e Coronel Fabriciano/Timóteo.

Segundo o Ministério da Saúde, os critérios para a seleção dos municípios que receberão as doses seguiram as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e da Organização Mundial de Saúde (OMS). As regiões de saúde escolhidas atendem a três critérios: são compostas por municípios de grande porte, ou seja, com mais de 100 mil habitantes; apresentaram alta incidência de transmissão de dengue nos anos de 2023 e 2024; e possuem predominância do sorotipo DENV-2.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp