Foto: Júlio César Santos/ TV Globo
Na manhã desta quinta (22), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu um total de 78.790 doses da vacina contra a dengue, denominada Qdenga. Essas doses são destinadas, neste primeiro momento, à imunização de crianças com idades entre 10 e 11 anos. Conforme indicado em uma lista divulgada pelo Ministério da Saúde em 25 de janeiro deste ano, a primeira remessa da vacina contemplará 22 cidades. São elas:
- Antônio Dias
- Belo Horizonte
- Belo Vale
- Caeté
- Coronel Fabriciano
- Córrego Novo
- Dionísio
- Jaboticatubas
- Jaguaraçu
- Marliéria
- Moeda
- Nova Lima
- Nova União
- Pingo-D’Água
- Raposos
- Ribeirão das Neves
- Rio Acima
- Sabará
- Santa Luzia
- Santa Maria de Itabira
- Taquaraçu de Minas
- Timóteo
Após o desembarque no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana da capital mineira, as doses foram encaminhadas para a Central Estadual da Rede de Frio, localizada no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte. A SES-MG será responsável pela distribuição e logística da vacina às Unidades Regionais de Saúde de Belo Horizonte e Coronel Fabriciano/Timóteo.
Segundo o Ministério da Saúde, os critérios para a seleção dos municípios que receberão as doses seguiram as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e da Organização Mundial de Saúde (OMS). As regiões de saúde escolhidas atendem a três critérios: são compostas por municípios de grande porte, ou seja, com mais de 100 mil habitantes; apresentaram alta incidência de transmissão de dengue nos anos de 2023 e 2024; e possuem predominância do sorotipo DENV-2.