20 de fevereiro de 2024

Search
Close this search box.

ECONOMIA: Lâmpada smart é solução criativa com opções para todos os bolsos

De acordo com Lorena Mattos, coordenadora de iluminação do Grupo Loja Elétrica e fundadora da Templuz, o mercado oferece diversos modelos de lâmpadas smart, entre os mais simples e os mais robustos
POR:

POR:

Redação

Em 144 anos desde a invenção de Thomas Edison da lâmpada incandescente, foram inúmeros os avanços na iluminação além do LED, com novas tecnologias capazes de garantir uma distribuição uniforme da luz, consumo reduzido de energia elétrica, maior vida útil e novas funcionalidades. As lâmpadas smart são um exemplo dessa evolução, e apesar de estarem cada vez mais populares, muitos consumidores têm dúvidas sobre o seu uso.

De acordo com Lorena Mattos, coordenadora de iluminação do Grupo Loja Elétrica e fundadora da Templuz, o mercado oferece diversos modelos de lâmpadas inteligentes, entre os mais simples e os mais robustos. “A escolha dependerá das necessidades do consumidor e do quanto ele quer investir. Existem tecnologias com funcionalidades de troca de cores, variações de branco quente e frio, controle da intensidade da luz, programação de horário, acionamento e desligamento da iluminação de maneira remota, a quilômetros de distância, via aplicativo ou controle por voz – através de assistente virtual”, descreve.

Embora sejam muitos os recursos, as lâmpadas smart não consomem mais energia em comparação a modelos comuns em LED. “Pelo contrário, os recursos podem ajudar a economizar. Ao dimerizar uma lâmpada, por exemplo, ela não usará sua capacidade total, seu consumo diminui, impactando diretamente na conta de luz, sendo mais econômica do que as versões fluorescentes e incandescentes. Além disso, seu custo é baixo e não exige infraestrutura para instalação”, destaca Lorena Mattos.

Segundo a fundadora da Templuz, que também é lighting designer, a vantagem da smart é sua versatilidade, uma única lâmpada permite criar diferentes cenários conforme a ocasião.

“As lâmpadas smart podem ter um espectro muito grande de cores, além do branco quente e frio. Essa variedade possibilita adaptá-las para cada momento do dia. As cores/temperaturas dizem mais sobre a sensação que você quer ter do que propriamente o ambiente em que está. O usuário pode ter uma temperatura de cor mais quente para o momento de relaxamento na sala, e no mesmo ambiente pode se ter o momento do trabalho, com uma temperatura de cor neutra. Pode-se fazer um evento de Halloween e deixar o ambiente temático, nas cores laranja e roxo. Pode ainda deixar uma luz quente e mais baixa para um jantar romântico”, finaliza.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp