27 de maio de 2024

Search
Close this search box.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: A importância de aprender sobre dinheiro desde a infância

POR:

POR:

Redação

Ter conhecimento sobre o dinheiro desde criança tem o potencial de transformar o futuro

Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento. Isso reflete um problema básico da educação: a falta de ensino sobre finanças desde os primeiros anos de vida. A educação financeira desde cedo é um investimento valioso para o futuro das crianças. Ao aprenderem a administrar seu dinheiro de forma responsável e consciente, elas estarão melhor preparadas para enfrentar os desafios financeiros da vida adulta e construir um futuro próspero.

Em suma, a educação financeira refere-se ao processo de adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas ao manejo inteligente do dinheiro. Trata-se de aprender a fazer um orçamento, economizar, evitar dívidas desnecessárias, investir e tomar decisões financeiras responsáveis.

Wanderson Marquiori, especialista em finanças e negócios, explica que aprender sobre educação financeira desde cedo é essencial, pois estabelece as bases para uma vida financeira saudável. “Ao adquirir habilidades financeiras desde a infância, as crianças desenvolvem uma compreensão sólida sobre o valor do dinheiro, a importância da poupança e a diferença entre necessidades e desejos. Essa base sólida prepara-as para tomar decisões financeiras conscientes e evitar armadilhas financeiras no futuro”, diz.

Ele ainda ressalta a importância de começar as lições de educação financeira desde cedo, durante a infância. “Os pais podem introduzir conceitos simples, como a importância de economizar dinheiro e fazê-lo entender de forma lúdica que dinheiro perde valor com o tempo e que não se pode apenas guardar mas aplicá-lo para fazê-lo render, distinguir entre desejos e necessidades, envolver as crianças em decisões financeiras familiares e recompensar a economia. Nas escolas, a educação financeira deve ser incluída nos currículos de forma apropriada para cada faixa etária, abordando gradualmente conceitos mais complexos à medida que as crianças crescem”, destaca.

A educação financeira desde cedo tem o potencial de transformar o futuro das crianças. Ela capacita-as a gerenciar suas finanças pessoais de maneira eficaz, evitando dívidas excessivas, investindo no crescimento pessoal e planejando para objetivos de longo prazo, como a educação superior ou a compra de uma casa. Além disso, a educação financeira promove a independência financeira, reduz o estresse relacionado ao dinheiro e aumenta as chances de alcançar a estabilidade financeira e a prosperidade.

Benefícios da educação financeira desde a infância

  • Desenvolvimento de habilidades financeiras sólidas desde a infância;
  • Tomada de decisões financeiras responsáveis e conscientes;
  • Evitar dívidas excessivas e armadilhas financeiras no futuro;
  • Crescimento pessoal e investimento no próprio desenvolvimento;
  • Maior probabilidade de alcançar a estabilidade financeira e a independência;
  • Redução do estresse relacionado ao dinheiro e melhoria da qualidade de vida.

Fontes: Alessandra Marquiori: casada, mãe de 3 filhos, mentora de negócios, infoprodutora, digital influencer, professora universitária, palestrante e especialista em comunidades on-line.

Wanderson Marquiori: casado, pai de 3 filhos, advogado, especialista em investimentos e finanças, infoprodutor, professor universitário há mais de 15 anos, palestrante, escritor, mentor em negócios, investimentos e desenvolvimento pessoal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp