12 de julho de 2024

Search
Close this search box.

ESPAÇO LIBER WINES INAUGURA EM BH: Importadora de vinhos abre sua primeira loja física no bairro São Pedro

POR:

POR:

Redação

Foto: projeto 3D do Espaço Liber Wine/ Divulgação

Com 160 mil garrafas em sua adega e 206 rótulos exclusivos, a sede da importadora brinda com espaço multifacetado de 800m² crescimento promissor em pouco menos de 5 anos de trajetória

Uma experiência singular; essa é a proposta do Espaço Liber Wines, a mais recente novidade da capital mineira quando o assunto são bons rótulos. Inaugurado na primeira semana de dezembro, o local – que simboliza um novo momento da importadora de mesmo nome – reúne o que há de mais novono universo do vinho, ocupando um ambiente único de mais de 800m² no coração da zona sul. Projetado para ser bem mais que uma loja de bebida, o negócio, que é gerido pela vanguardista empresária mineira Patricia Tobias, convida tradição e modernidade a se misturarem em mais de 206 rótulos disponíveis para venda, tudo  sob o cuidadoso atendimento de profissionais especializados.

Com fácil estacionamento, a novidade é composta por três espaços, pois conta com uma Confraria montada para promover experiências enogastronômicas, com cozinha e sala de degustações convidativa aos chefs, profissionais e amantes do vinho; uma área externa batizada de Via Chiantigiana que, assim como a belíssima estrada italiana, proporciona uma atmosfera agradável e propícia à apreciação de uma bela taça de vinho e, finalmente, uma loja que respira arte e cultura enológica. Além deles, o Espaço Liber Wines ainda conta com um armazém para suas garrafas que, adequadamente refrigeradas, chegam rapidamente aos clientes, atendendo aos critérios que mantêm sua qualidade.

O novo é logo ali

Num arrojado projeto arquitetônico que propõe o despertar dos sentidos, além de um brinde ao encontro da modernidade e do conforto, o Espaço Liber Wines ganha vida em um dos mais tradicionais corredores do bairro São Pedro, a rua Major Lopes. Sua loja, cujo pé-direito de 5m integra o ambiente com uma colmeia de madeira que se estende por todo o teto e continua na exposição de quase 3 mil garrafas, conta com duas mesas em formato de garrafa de quase 4 metros cada desenhadas pela arquiteta Raquel Tobias. Porém, a surpresa da vez está logo ali, na vitrine: com o objetivo de demonstrar a função do Terroir, a loja faz representação de três diferentes tipos de solo com suas videiras, completando assim toda sua proposta de experiência que cativa os sentidos. “Este espaço interativo foi pensado com muito carinho e a ideia é que simbolizasse as diferentes características de um vinhedo e seu impacto direto no conjunto de fatores que influencia na produção de um vinho”, explica a empresária.

Com projeto inspirado em ambientes tipicamente encontrados em vinícolas, a arquiteta reuniu o charme da propriedade rural de estrutura antiga à cantinhos arborizados e áreas de convívio que mais parecem cenas de um filme passado na Toscana. Dividido em outros dois ambientes além da loja, o espaço conta também com a Confraria Liber, cuja finalidade são as trocas de experiências, sejam elas de cunho gastronômico – com uma cozinha gourmet completamente equipada para amparar degustações e harmonizações –, ou cunho educativo, com uma agenda de cursos, encontros com produtores, masterclasses, etc. Podendo ser alugado pelos clientes, o ambiente comporta até 35 pessoas.

Igualmente surpreendente, do outro lado da locação está a Via Chiantigiana, um espaço a céu aberto que funciona como uma extensão da loja, onde é possível sentar-se para confraternizar, fazer uma reunião descontraída, colocar o trabalho em dia ou até ler um livro, tudo isso acompanhado de um bom vinho. “Além da venda de garrafas, vamos disponibilizar o vinho em taças para que os clientes aproveitem cada canto de nossa estrutura e tudo o que ela propicia, já degustando nossa essência”, explica Patricia. Falando nela, a experiência, parte fundamental do Espaço Liber Wines, vai além da compra de bons vinhos, taças e outros acessórios; a importadora convida à uma verdadeira imersão pelo universo da enologia com o atendimento de uma equipe de seis profissionais especializados em vinho, que convocam o cliente a abrir a mente ao novo e se surpreender a cada descoberta. “Nossa equipe, especializada e treinada, vai deixar o cliente à vontade, compartilhando informação a toda garrafa nova apresentada, sendo possível que, além da compra, a pessoa possa sentar-se em nosso espaço aberto ou até fazer uma visita ao estoque”, adianta Patrícia. Falando nele, devidamente condicionadas com controle de umidade e temperatura adequados, 80 mil garrafas estão reunidas por lá.

Outro ponto de destaque no Espaço Liber Wines são as intervenções artísticas espalhadas pelo local. Assinadas por dois artistas de projeção internacional, Mônica Fernandes e Mozart Fernandes, as artes dão identidade visual à décor e garantem cor aos detalhes em pedra e madeira, elementos principais no projeto. A dupla está à frente do Estúdio Vértices, que parte do conceito de que design e arte devem ser difundidos para todos, e buscaram inspiração no branding da marca para todo o projeto criado na sede da Liber. “Precisávamos dar alma ao nosso projeto e para isso trouxemos Mônica e Mozart, que conseguiram de forma brilhante dar vida ao propósito e conceito da marca. As texturas não são táteis e nem objetivas, mas dão tom ao ambiente. A todo tempo, prezávamos pelo bem-estar de nossos clientes, em proporcionar a ultra conveniência e experiências memoráveis, portanto o ambiente deveria ser acolhedor, suave e aconchegante, fechando com chave de ouro a última etapa do processo”, contextualiza Patricia.

Uma história, múltiplas possibilidades

A empreitada é mais um passo na caminhada da importadora Liber Wines.

Mineiro de origem e igualmente cosmopolita em sua essência, o negócio surgiu de uma equilibrada fusão entre conhecimento e oportunidade, chegando ao mercado em 2019 fruto da promissora visão de Patricia Tobias. Apaixonada por vinhos e empreendedora por natureza, a empresária sempre que podia dedicava um tempinho em suas viagens mundo afora a conhecer novas vinícolas e seus rótulos; porém, ao procurá-los nas prateleiras no Brasil, não encontrava as mesmas opções que reuniam qualidade e custos interessantes. Ao perceber que dentre as razões que justificam essa ausência no mercado nacional estavam a falta de expertise dos produtores em relação ao processo de exportação dos vinhos, além da ausência de um importador que representasse com seriedade sua marca e produtos, ela empreendeu. Aproveitou seu know how de mais de 22 anos de atuação em logística internacional e fez seu projeto acontecer. “Foi aí que nasceu a Liber Wines, com o propósito de dar luz a vinhos que possuem uma história de produção que merece ser contada e uma qualidade que merece ser reverenciada. Isso tudo a preços justos, que refletem de fato o produto em questão”, relembra.

E assim se deu a sólida caminhada da marca, entre os desafios trazidos pela pandemia e seu vertiginoso crescimento, com o posicionamento de hoje, muitos clientes depois, e com a Liber espalhada por diversos estados brasileiros. Representando com exclusividade mais de 206 rótulos em seu portfólio, a importadora dispõe de uma variedade de tintos, brancos, rosés, laranja, vinhos fortificados e espumantes –, numa cuidadosa curadoria que compreende 35 vinícolas originadas de 8 diferentes países. Prezando por produtores familiares que favorecem os pilares da sustentabilidade em sua relação com a terra e com a comunidade em que estão inseridos, cada uma das garrafas comercializadas pela Liber Wines têm uma história a contar, afinal, a importadora nasceu do amor pelo vinho e honrou tal propósito nessa caminhada. “Eis a nossa forma de demonstrar admiração às seculares vinícolas que possuem o dom de transformar uma videira em arte, que se preocupam mais com a qualidade do que com a quantidade. Precisamos tratar com seriedade e representar com respeito cada gota desse vinho”, conta Patrícia. Agora, com este mesmo DNA, o negócio vai além do e-commerce, e chega ao dia a dia dos clientes com sua primeira sede aberta ao público.

Com garrafas cujos preços variam entre R$ 68 e R$ 1.600, o Espaço Liber Wines quer ir além dos produtos comercializados – dentre eles, itens próprios para consumo da bebida, como taças francesas de cristal exclusivas para a marca, representação da Marca Coravin em Minas Gerais, livros de vinhos importados, acessórios para sommeliers e profissionais dos vinhos, dentre vários outros itens –; quer completar a vida de seus clientes com novos e singulares rótulos, mas sobretudo, com experiência. Muito além de um local com atendimento especializado e personalizado, cuidado com o produto e seleção de portfólio com curadoria exclusiva, a Liber apresenta o novo aos consumidores que procuram conhecer e valorizar cada vez mais o vinho em sua multiplicidade; não apenas como uma bebida alcoólica, mas como um produto que une história, tradição, inovação e conhecimento.  “Nosso objetivo maior é que nossos consumidores enxerguem além das compras por aqui feitas, mas que compreendam o valor muitas vezes intangível do que propomos em nosso espaço, afinal, ter a mente aberta ao novo não é uma escolha só para vinhos, é uma atitude libertadora perante a vida e esse é o verdadeiro negócio da Liber Wines”, celebra Patrícia Tobias.

O Espaço Liber Wines funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 19h, sábado de 9h às 14h, e além da venda de garrafas, produtos especializados e taças de vinho para consumo no local, disponibiliza sua Confraria para locação.

SERVIÇO

Espaço Liber Wines

Rua Major Lopes, 613 – São Pedro
(31) 98238-4779; @liberwinesbr

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 9h às 19h, sábado de 9h às 14h
Serviços: venda de vinhos em garrafa, venda de vinhos em taça para consumo no local – rótulos que sofrerão rodízio, venda de acessórios de vinho e aluguel do espaço para eventos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp