15 de abril de 2024

Search
Close this search box.

FEIRINHA APROXIMA 10 ANOS: Primeira edição de 2024 ocorre neste sábado (2)

POR:

POR:

Redação

Foto: Würscha/ Victor Schwaner

Primeira edição deste ano acontece no sábado, 02 de março, em torno do Museu Abílio Barreto, dando finalmente início às comemorações

Pioneira no mercado de eventos gastronômicos de rua em Minas Gerais, a Feirinha Aproxima completa uma década em 2024, ano que será inteiramente dedicado às comemorações do projeto idealizado pelo chef Eduardo Maya. A primeira edição acontece neste sábado, 2 de março, das 10h às 17h, no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, com um elenco especial de expositores, escolhidos à dedo pelo curador. 

A primeira Feirinha Aproxima de 2024 contará, com delícias da culinária mineira e de várias outras partes do Brasil e do mundo. A tradicional Würscha – pão com linguiça criado especialmente para a feirinha – é presença garantida, assim como a Pitza 1780, o Classe A, Restaurante do Porto, Alcici Cozinha Árabe, os chefs Ederson Campos, Cidinha Lamounier e Alê Mendonça e muitas outras delícias. 

Os amantes de gin poderão experimentar drinks exclusivos assinados pelo mais premiado do mundo, o mineiro O’GIN. Para os apaixonados por cerveja, não faltarão opções, dessa vez com sete representantes das melhores artesanais do estado presentes: Krug Bier, Slod, Albano’s, Laut, Verace, Mythic e Vinil. A sobremesa está garantida com a Sorveteria Universal, deliciosos cookies e outras opções provadas e aprovadas por Eduardo Maya. A LeFer Brasil também está confirmada com suas panelas de ferro e acessórios de cozinha. Outro expositor que volta à Feirinha é o studio Find Tattoo, com flashes tattoos que poderão ser feitas na hora.

A parceria de sucesso com o Sebrae reforça o mix da Feirinha Aproxima, com a seleção de algumas iniciativas que trazem produtores de todo o estado. O compromisso social do evento se mostra na participação do projeto Viva Down que irá desempenhar um importante papel na recepção dos visitantes, além de uma barraca vendendo produtos e arrecadando fundos para a entidade. 

A Feirinha Aproxima tem desempenhado um papel fundamental ao longo da última década, aproximando os belo-horizontinos de toda a riqueza da gastronomia mineira. “Chegar aos 10 anos é uma alegria imensa. O Projeto Aproxima nasceu com a missão de unir pessoas por meio da comida e da cultura, e ver esse propósito se fortalecer ao longo do tempo é motivo de grande satisfação”, afirma Eduardo Maya. 

O espaço kids continua a ser uma atração gratuita para os visitantes, proporcionando diversão para toda a família. A Feirinha Aproxima ainda é pet friendly e tem entrada gratuita.

Um Projeto que Aproxima Pessoas e Paladares

Desde a sua primeira edição, realizada em 12 de julho de 2014, no estacionamento do Mercado Distrital do Cruzeiro, a Feirinha Aproxima tornou-se um ícone da gastronomia em Belo Horizonte. Nesses 10 anos, o projeto percorreu diversos locais da cidade, incluindo a Savassi, Praças da Liberdade, Assembleia e JK, Pampulha, Buritis, shoppings BH e Diamond Mall, o pátio da Faculdade Arnaldo, Expominas, Mercado Novo, entorno do Museu Abílio Barreto, os bairros Prado, Lourdes, Centro, Vila da Serra e Barreiro, o Parque do Palácio das Mangabeiras e a Casa Fiat de Cultura. A missão sempre foi clara: aproximar o público de BH de toda a riqueza da gastronomia mineira.

Pouca gente sabe, mas a origem dos festivais cervejeiros em Minas Gerais remonta à Feirinha Aproxima. A partir da participação de algumas cervejarias nas duas primeiras edições, o projeto elevou o patamar ao valorizar as cervejas artesanais do estado, convidando as principais cervejarias mineiras para a terceira edição. Em 2014, o Projeto Aproxima expandiu seu alcance até São Paulo, consolidando-se como um sucesso em BH e fortalecendo sua proposta sólida de valorizar Minas pela gastronomia, muito antes de recebermos o título de Cidade Criativa pela Unesco.

A Feirinha Aproxima é um evento realizado periodicamente para reunir expositores locais e renomados do estado, valorizando a riqueza gastronômica de Minas Gerais e proporcionando momentos únicos de prazer e experiência aos visitantes. O Projeto nasceu com o objetivo de valorizar o pequeno produtor, a economia familiar e a gastronomia regional. Para isso, são realizadas feirinhas mensais em espaços públicos de Belo Horizonte, nas quais são comercializados produtos de todas as regiões de Minas.

Expectativas para 2024 

Para as próximas edições em 2024, Eduardo Maya compartilha: “Espero que possamos surpreender ainda mais, mantendo a tradição de oferecer eventos de qualidade, unindo a comunidade em torno da nossa rica culinária. Temos um ano inteiro para comemorar a primeira década de sucesso da nossa Feirinha Aproxima”, comemora.

SERVIÇO

FEIRINHA APROXIMA – ESPECIAL DE VERÃO / 10 ANOS APROXIMA 

Local: Entorno Museu Histórico Abílio Barreto

Data: Sábado, 02/03 – de 10h às 17h

Entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos.

Instagram: @projetoaproxima

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp