27 de maio de 2024

Search
Close this search box.

FEIRINHA APROXIMA: Evento ocorre neste sábado (4)

POR:

POR:

Redação

Foto: Victor Schwaner

Evento reúne o melhor da gastronomia mineira, com participação de restaurantes e chefs consagrados, expositores de várias regiões do estado e curadoria assinada por Eduardo Maya.

Com o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Patrimar, Sebrae e Faculdade Arnaldo, a edição de maio da Feirinha Aproxima acontece no primeiro sábado do mês nas dependências da instituição de ensino, no bairro Funcionários, das 10h às 17h. O evento tem entrada gratuita, conta com espaço kids para a criançada e é pet friendly. Para a edição do dia 4 de maio na Faculdade Arnaldo, a Feirinha reuniu um time de feras, que traz um mix pensado estrategicamente para agradar a todos os paladares, com uma seleção de comidas, bebidas e produtos artesanais da mais alta qualidade, além das embaixadoras Lorena Martins, jornalista gastronômica e “Rainha dos Lanchos de BH”,  e Priscila Abreu, jornalista à frente do perfil do Instagram @agentefoi. 

As opções de comidas são simplesmente irresistíveis – desde os clássicos como o pão com linguiça da Wurscha e as pizzas artesanais da Pitza 1780, ambos criações de Eduardo Maya, até pratos como o Ancho na parrilla com Chimichurri e pão de Alho, preparado pelo chef Ederson, o acarajé da Acarajeca, a lasanha berinjela – almôndega kafta, da chef Juju Casa Branca. E para os fãs de bacalhau, o Restaurante do Porto estará presente com bolinho de bacalhau, pastel de bacalhau com requeijão e arroz com bacalhau, proporcionando uma verdadeira experiência portuguesa.

Sabores internacionais também estarão em destaque, como as empanadas da Che Cocina BH, delícias árabes do Alcici Cozinha Árabe e as opções de Chips crocantes de galette de sarraceno assadas no forno com ricota com alho negro e outras delícias da Francette Galette Saucisse. Para os amantes de comida regional, a Macena Iguarias oferecerá carne de sol com mandioca na manteiga de garrafa, enquanto o Chef René servirá um delicioso tropeiro.

Nesta edição da Feirinha Aproxima, os visitantes terão a oportunidade de participar de um momento especial: uma Cozinha-show com a chef Cidinha Lamounier, conhecida pela sua paixão, dedicação e defesa da culinária mineira. Com sua expertise, Cidinha apresentará conhecimentos e técnicas na preparação de um delicioso prato: o Risoquinha. “Estou muito empolgada em participar deste evento e compartilhar um pouco da minha paixão pela culinária com o público da Feirinha”, conta a chef. “O Risoquinha é um prato que representa a essência da gastronomia mineira, e estou animada para mostrar como prepará-lo de uma maneira simples e deliciosa. Espero que todos possam se inspirar e se divertir nesta aula show”, completa ela.

Para acompanhar essas iguarias, uma seleção especial de bebidas, como as cervejarias  MYTHIC, Krug Bier, Slod, Albano´s, Verace, Laut e VINIL, cada uma trazendo seu sabor e personalidade para o evento, até destilados de alta qualidade, como o O´GIN Oficial e a Cachaça Motorcycle, que prometem surpreender com seus aromas e notas distintas. E para aqueles que preferem um bom vinho, o Super Nosso estará presente, oferecendo uma seleção cuidadosamente escolhida para complementar a harmonização com os pratos ou mesmo levar para casa.. 

Além das comidas e bebidas, uma variedade de serviços e produtos estarão à disposição. As panelas de ferro da LeFer do Brasil, queijos especiais da Ribeiro Fiorentini, produtos gourmet do O Meu Prazer Café. E para finalizar com chave de ouro, uma variedade de sobremesas estarão à disposição. Desde os tradicionais suspiros e cake donuts da Drops Merengue até os irresistíveis Alfajores de diversos sabores da Jana Cakes, haverá uma variedade para adoçar todos os paladares.

O Sebrae marca presença na Feirinha trazendo uma variedade de barracas que representam o melhor da produção artesanal local: a Bendito Licor com seus licores e produtos à base de doce de leite, enquanto a Benedito Café oferece seu café artesanal de qualidade; a Mantiqueira Bela apresenta antepastos e geleias; a barraca da APACS levará suas cachaças de alta qualidade, e os deliciosos biscoitos artesanais da Biscoitos Real; e para os amantes de queijo a APAQS oferece uma variedade de queijos que representam a tradição mineira. 

“Produzir a Feirinha Aproxima ao longo desses 10 anos tem sido uma jornada incrível e cheia de significado para todos nós. Olhar para trás e ver como esse evento cresceu e se tornou uma parte tão importante da comunidade é verdadeiramente gratificante. Desde o início, nosso objetivo sempre foi promover a cultura gastronômica local, valorizando os produtores e proporcionando experiências memoráveis aos visitantes”, compartilha Eduardo Maya, produtor do evento.

Para tornar a experiência dos visitantes na Feirinha Aproxima ainda mais acolhedora e inclusiva, o time do Viva Down irá recepcionar todos os visitantes na chegada do evento. Além disso, a Asmare também estará presente cuidando da limpeza do local com coleta seletiva, reforçando o compromisso com a preservação do meio ambiente.

No ano em que comemora uma década, a Aproxima reforça sua proposta de promover a gastronomia de Minas Gerais, com a seleção e inclusão de expositores de todas as regiões do estado, capitaneados pela curadoria de seu criador, o chef Eduardo Maya. Além disso, o projeto contará com novidades e edições especiais, como o inédito Brasas Aproxima, programado para 18 de maio, no estacionamento do BH Shopping.

SERVIÇO

FEIRINHA APROXIMA

Local: Faculdade Arnaldo (

Data: Sábado, 04/05 – de 10h às 17h

Entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos.

Instagram: @projetoaproxima

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp