25 de maio de 2024

Search
Close this search box.

FESTIVAL CULTURA E GASTRONOMIA DE TIRADENTES: 26ª edição ocorre de 18 a 27 de agosto

POR:

POR:

Redação

Foto: Thiago Morandi

O mais aguardado festival de gastronomia do país recebe cerca de 60 mil pessoas na cidade histórica

Realizado pela Plataforma Fartura, a 26ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes será de 18 a 27 de agosto de 2023. Considerado o primeiro e um dos mais importantes festivais de gastronomia do país, o evento leva cerca de 60 mil pessoas à cidade histórica anualmente. Serão mais de 200 atrações gastronômicas e culturais, concentradas em três espaços: a Praça da Rodoviária, o Santíssimo Resort e o Largo das Forras.

São 10 dias em que a gastronomia é protagonista na cidade. O festival é democrático e vai dos célebres Festins – jantares de alta gastronomia, aos chefs preparando receitas em praça pública em seus estandes e nas cozinhas ao vivo, passando por cursos e aulas nos espaços Conhecimento e Degustação, além da Mercearia Fartura com produtores de origem. Shows e apresentações artísticas completam o cenário cultural.

Nesta edição, estarão presentes chefs de todas as regiões do país, além dos franceses Thierry Desceliers e Jacques Collet. Dos nacionais, estão confirmados: Mara Salles, Dani Martins, Morena Leite, Ieda de Matos, Flávia Quaresma, Claudia Krauspenhar, Roberta Sudbrack, Bruna Martins, Caetano Sobrinho, Rafael Pires, Andreza Luísa, Juliano Caldeira, André Prates, Helena Schmidt, Dida Borges, Paulo Rosa, André Paganini, Carol Fadel, Maria Clara Magalhães, Guto Cavanha, Marcelo Haddad Guerra, Naiara Faria, Wesley Reis, Rayane Barreto, Fernanda Fonseca, Nara Andrade, Vânia e Samarony Queiroz, Cristiano Seabra, Elia Schramm, Carolina Dini, Gustavo Melo de Moraes, Roberto Gonçalves Cunha, Marina Lopes, Pedro Barbosa, Jaciara Motta Bittencourt, Afonso Oliveira, Nathália Pires, Fernanda Fonseca, Denise Silva, Josiane Marcussi Torido, Osnei Cesarino, Eduardo Batista, Denis Nadaleti, Vani Fonseca, Cátina Martins, Guilherme de Matos Costa, Thales Maciel Campomizzi, Julia Henriques da Silva, Christiana Rodarte, Gustavo Giacchero, Jose Sergio Portes, Pedro Resende.

Entre as apresentações musicais, destacam-se: Eloá Gonçalves (SP), Carlos Ezequiel (SP), Samuel Pompeo (SP), Tato Mahfuz (SP), Everton Coroné, Bagatelas Quarteto, Adriana Araújo, OraProNóbis Instrumental, Canoa Elétrica, Viva o Cavaquinho – Pablo Araújo convida Pedro Cantalice, Marlon Wesley Quarteto, Pedro Pecher Quarteto, Riviera, Quinto dia Útil, Aduar, DJ Mcastro, DJ Thiagão, DJ Aída, DJ Mahagonny e DJ Gostosa.

“Este ano a gente resgata algo que sempre foi o verdadeiro sentido da Plataforma Fartura: da origem ao prato. Isso é o que nos mobiliza, contar a história de toda uma cadeia que faz com que a gastronomia possa existir. E nesse resgate também olhamos para nossa origem. Vamos fazer um festival com a alma mineira acima de tudo. Mostrar que não só sabemos cozinhar, mas também recebemos como ninguém”, explica a curadora Carolina Daher.

Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. As Expedições Fartura, lideradas pelas curadoras, a jornalista Carolina Daher e a chef Morena Leite, já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web. Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014.

“O Festival de Tiradentes é muito aguardado pelo público, recebemos turistas do Brasil inteiro. Foi nosso primeiro festival e observando a cadeia produtiva da gastronomia em uma pequena cidade, do produtor à refeição, foi o que nos inspirou na criação da Plataforma Fartura, que tem como tema ‘Da origem ao prato’. Este evento continua sendo nosso principal produto, preparamos com muito cuidado e carinho e estamos animados para a 26ª edição”, comenta o diretor geral Rodrigo Ferraz.

A volta dos Festins oficiais

Na 26ª edição, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes traz novidades ao público. A primeira delas é a volta dos grandes Festins oficiais. Há alguns anos eles vinham acontecendo em restaurantes. Em 2023 eles voltam para um grande salão, novo da cidade, o Espaço Raízes. E trazem novamente a cerimônia de um sofisticado menu harmonizado, com o ritual de todos os convidados sendo servidos simultaneamente.

Desta vez, serão quatro jantares chefiados por duplas de mulheres. Sempre uma veterana e uma chef da nova geração trocando técnicas e conhecimento. São elas: Mara Salles e Dani Martins; Morena Leite e Ieda de Matos; Flávia Quaresma e Claudia Krauspenhar; Roberta Sudbrack e Bruna Martins. Além dos jantares, elas também participam da programação do Festival ao longo dos dias.

A curadoria privilegiou mulheres por uma razão especial. “No ano em que perdemos Dona Nelsa, uma figura tão importante para a culinária mineira, resolvemos voltar com os grandes festins homenageando grandes chefs que abriram caminho para tantas outras mulheres conquistarem seu espaço dentro da gastronomia”, conta Carolina Daher.

Espaço Brasa e Lenha ampliado

Outra novidade é o espaço Brasa e Lenha, que passa a ser maior, representando uma cozinha mineira na Praça Santíssimo. “Este espaço já existia, onde são feitos diversos assados na brasa ao longo do evento. Já recebeu nomes como Jefferson Rueda, com o famoso porco SanZé. Mas agora ele terá uma grande mesa, bancos e um anfitrião especial, o chef Flávio Trombino, do Xapuri, que vai receber outros cozinheiros e o público. Também será mais uma maneira de homenagear o legado de Dona Nelsa, sua mãe”, afirma Guilherme Sânzio, diretor de produção do Festival de Tiradentes.

A 26ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes é realizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apresentação do Bradesco e da plataforma Fartura Gastronomia. Tem o patrocínio da Claro, Electrolux, Forno de Minas e Gasmig. Patrocínio Cultural e Educacional do Sesc e Senac em Minas. Apoio Café 3 Corações, Camil, Sebrae Minas e Verdemar. Conta, ainda, com o apoio institucional da Prefeitura de Tiradentes.

SERVIÇO:

26º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Data: de 18 a 27 de agosto
Local: Praça da Rodoviária, Santíssimo Resort e Largo das Forras – Tiradentes/MG
Mais informações: farturabrasil.com.br
Instagram.com/FarturaBrasil

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL

A Plataforma Fartura tem a gastronomia como uma causa. O seu propósito é promover a transformação social e o desenvolvimento econômico, por meio de oportunidades para os integrantes dessa cadeia e compartilhamento de conhecimento gastronômico.

A iniciativa tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência/festivais – criando conexões entre os integrantes dessa cadeia.

Na prática, a Plataforma Fartura consiste em:

Expedições Fartura: viagens de pesquisa que já percorreram mais de 100 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram mais de 300 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.

Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.

Festivais Fartura: a celebração da iniciativa são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos já aconteceram em todas as regiões do Brasil e em Portugal: Belém, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Tiradentes, Brumadinho (Inhotim), Conceição do Mato Dentro, Serro e Lisboa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp