14 de junho de 2024

Search
Close this search box.

FESTIVAL GAMÔ: 1ª edição do evento ocorre nos dias 24, 25 e 26 de maio, na cidade de Alto Caparaó

FESTIVAL GAMÔ: 1ª edição do evento ocorre nos dias 24, 25 e 26 de maio, na cidade de Alto Caparaó
POR:

POR:

Redação

Foto: Leandro Miranda

Evento ocorre em conjunto com a Ultra Trail Caparaó, evento esportivo que promoverá o 1º Campeonato Brasileiro de Corrida de Trilha e Montanha pela Confederação Brasileira de Atletismo; veja a programação

A 1ª edição do Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha ocorre nos dias 24, 25 e 26 de maio, na cidade de Alto Caparaó, aos pés do Parque Nacional do Caparaó, em Minas Gerais, e reúne dois símbolos de identidade do estado: a comida e as montanhas. O objetivo é promover a cultura dos festivais de gastronomia e da comida mineira consumida nas montanhas. Ao longo de todo o dia do Gamô, terá pratos de restaurantes locais, comidinhas e quitandas, além de uma exposição da cultura cafeeira da região.

A primeira edição do Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha do Caparaó é realizada com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Cemig.

A Serra do Caparaó é uma região de montanha e altitude, e concentra alguns dos maiores picos acessíveis do Brasil. Seu principal produto gastronômico é o seu café de terroir e microclima únicos, que conquistou o selo de denominação de origem em 2021 – e é o pano de fundo presente em quase toda a paisagem do local.

“Quando falamos em gastronomia de montanha pensamos em produtos e pratos consumidos em regiões montanhosas, pratos ricos em energia, aconchego (por conta do clima que é, geralmente, mais frio) e produtos específicos da região na qual a montanha está inserida”, conta Maria Clara Magalhães, chef, organizadora e curadora gastronômica do festival ao lado da também chef Carolina Fadel. À frente da Matula Cozinha e com vasta experiência em participação de festivais – como consultoras pelo Sebrae Minas e como restaurante expositor – as chefs realizaram um trabalho de imersão na região, que incluiu pesquisa de campo (ingredientes, produtos, personagens), curadoria de cardápio e estabelecimentos, consultoria com os estabelecimentos convidados para o festival e organização do evento junto ao Prepara Gastronomia, projeto formativo para negócios de gastronomia do Sebrae-MG.

A primeira edição do Gamô quer marcar a consolidação da experiência gastronômica aliada à experiência esportiva nas montanhas do Caparaó, para os atletas, familiares e comunidade local. Por isso, o festival acontece simultaneamente ao UTC (Ultra Trail Caparaó), um evento de trail running da região Caparaó e está em sua 3ª edição. Este ano sedia o 1º Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha pela Confederação Brasileira de Atletismo.

De acordo com Klaus Pettersen, da Ultra Trail Caparaó, e um dos organizadores do festival, o Gamô quer reunir atletas e cultuar a identidade da cultura da montanha. “A Serra do Caparaó é uma região de montanha e altitude, concentra alguns dos maiores picos acessíveis do Brasil. Seu principal produto gastronômico é seu café de terroir e microclima únicos, que conquistou o selo de denominação de origem em 2021 e é o pano de fundo presente em quase toda a paisagem do local”, disse .

Programação gastronômica

O evento contará com empreendimentos e produtores das 4 cidades do Caparaó Mineiro: Alto Caparaó, Caparaó, Espera Feliz e Alto Jequitibá. “A região, gastronomicamente falando, possui uma cultura cafeeira muito forte, também em quitandas e subprodutos do café (chocolates, licores, artesanatos). Muitos dos estabelecimentos (e da população) estão localizados na zona rural, por esta razão, também estão presentes muitos dos pratos típicos da comida mineira: carne de lata, tutu de feijão, angu, hortaliças refogadas etc”, conta Carolina Fadel.

As atrações serão divididas em:

  • Restaurantes locais com cardápios desenvolvidos com auxílio das chefs organizadoras do evento;
  • Exposição, venda e degustação de cafés de produtores regionais e premiados, para cultuar o café do Caparaó, que ganhou o selo de denominação de origem em 2019;
  • Mercearia com produtos e quitandas típicos da região;
  • Cozinhas show com as chefs organizadoras do evento e chefs da região ensinando pratos e promovendo degustações para o público.

Sobre Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha do Caparaó

Patrocínio: CEMIG

Organização:      Ultra  Trail   Caparaó   (Klaus   Pettersen)        e Matula Cozinha (Maria Clara

Magalhães e Carolina Fadel)

Realização: Sana Sports, Sebrae MG e Prepara Gastronomia – projeto formativo para negócios de gastronomia, e Governo de Minas Gerais.

Produção: Cuia Cultural

Comunicação: Doizum

Realização: Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC) do Governo de Minas Gerais

Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha e 1º Campeonato Brasileiro de Corrida de Trilha e Montanha

Onde? Vereador Inimar Novaes de Campos s/n Vale das Hortências, Alto Caparaó – MG

Quando? Dia 24: 17h às 23h

Dia 25: 11h às 23h

Dia 26: 11h às 17h

Quanto? Entrada gratuita

Instagram @gamofestival

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp