Foto: Val Armanelli/Arquivo pessoal
Estande da escola abrigará ainda mini livraria da Panini Comics, uma das maiores editoras do mundo, e receberá artista da Maurício de Sousa Produções
A Casa dos Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais (CDQ) estará com uma vasta programação em seu estande na 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ BH, que ocorrerá entre os dias 22 e 26 de maio, no Minascentro (rua dos Guajajaras, 1.022, Centro). Oficinas gratuitas para todas as idades, cujas inscrições poderão ser feitas até 1 hora antes da aula, lançamento de esculturas 3D de personagens, criadas pelo artista plástico Eddie Vieira, sessão de autógrafos do livro “Quadrinhos Sonoros, Vol. 1”, uma homenagem à música mineira, e lançamento do zine “Com Defeito” sobre TDAH, por Val Armanelli, são algumas das atrações da escola.
Celebrando as potencialidades das mulheres no mercado da nona arte, Carol Rossetti promoverá no estande da CDQ sua graphic novel “Magali – Receita”, do selo Maurício de Sousa Produções, publicada pela editora Panini, e desenhará ao vivo. Escrita e desenhada pela Carol, a história em aquarela narra Magali tentando reproduzir uma antiga receita de sua bisavó, com a ajuda de seus amigos. Já a ilustradora e quadrinista Nami Vianna, autora de zines independentes e especialista em artes fofinhas e bichinhos, fará a atividade interativa com as crianças, “Desenhando Criaturinhas ao Vivo”, que compõe as aulas do curso “Arte para Crianças” da Casa dos Quadrinhos. Val Armanelli ministrará a oficina “Fabricando Zines” e lançará “Com Defeito”, zine que aborda o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.
Outro destaque serão os lançamentos das esculturas 3D criadas pelo Eddie Vieira, o mercenário meio elfo Syan, o comerciante Ogly e uma criatura assustadora vinda diretamente do quadrinho “Ogiva” (editora Pipoca & Nanquim). São também do escultor as estatuetas licenciadas do “Galo Forte Vingador” e das lendas do esporte, “Mané Garrincha”, Oscar Schmidt e Éder Jofre (“Galo de Ouro”), disponíveis no mercado.
O espaço da Casa dos Quadrinhos no FIQ também será palco da sessão de autógrafos de “Quadrinhos Sonoros, Vol. 1”, uma releitura em narrativa gráfica de clássicos compostos e/ou interpretados por Ary Barroso, Clube da Esquina, Djonga, Lamparina, Marina Sena, Tianastácia e outros mineiros. Dezenas de quadrinistas, entre eles, Ana Paula Côrtes, Alexandre Tso, Gilson Ribeiro, Laura Jardim, Val Armanelli, João Belo, Daniel Bretas, Aline Cristine e Sunça, criaram os contos em arte sequencial e estarão presentes.
Para os fãs de super-heróis da Marvel e DC Comics, da Turma da Mônica e de mangás, a CDQ abrigará uma mini livraria da Panini Comics, considerada uma das maiores editoras do mundo, que responde por mais de 50% dos títulos de quadrinhos publicados no Brasil.
Programação do estande da CDQ no FIQ BH 2024
22/05 (quarta-feira)
10h às 11h – Carol Rossetti no estande / Desenho ao Vivo / Divulgação Graphic novel MSP “Magali – Receita”
23/05 (quinta-feira)
11h às 12h – Nami Vianna no estande / Atividade Interativa: Desenhando Criaturinhas ao Vivo / Arte para Crianças
13h às 14h – Ricardo Tokumoto no estande / Desenho ao Vivo / Divulgação do projeto “Zangyou” no Catarse
24/05 (sexta-feira)
16h às 17h – Lúcio Guimarães no estande / Desenho ao vivo / Divulgação do livro “Quadrinhos Sonoros, Vol. 1”
17h às 18h – Felipe Assunção “Sunça” no estande / Desenho ao vivo / Divulgação da revista “Cartum Cartuns”
25/05 (sábado)
15h às 16h – Val Armanelli no estande / Desenho ao vivo / Lançamento do zine “Com Defeito”
16h às 17h – Sol Pimenta no estande / Desenho ao vivo / Venda de artes originais “Poesias Ilustradas”
17h às 18h – Daniel Bretas no estande / Desenho ao Vivo / Divulgação do livro “Colorbar”
Programação das oficinas gratuitas da Casa dos Quadrinhos no FIQ BH 2024 | CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre
TIRINHAS PARA TODOS | Ricardo Tokumoto:
Uma introdução básica à produção de tirinhas para todos que têm interesse ou curiosidade por esse estilo de quadrinho.
23/05 (quinta-feira), das 9h às 10h – Sala Roberto Negreiros
24/05 (sexta-feira), das 14 às 15h – Sala Ykenga
25/05 (sábado), das 12h às 13h – Sala Ykenga
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre
CRIANDO CENÁRIOS FANTÁSTICOS | Jean Paulo
Desvende o potencial da sua imaginação. Dicas e técnicas de desenho para que você, mesmo com conhecimentos básicos, possa criar cenários maravilhosos.
22/05 (quarta-feira), das 9h às 10 – Sala Roberto Negreiros
Dia 23/05 (quinta-feira), das 15h às 16h – Sala Ykenga
A VIDA EM TIRINHAS | Lúcio Guimarães
Conceitos básicos da produção de tirinhas para retratar o cotidiano.
22/05 (quarta-feira), das 15h às 16h – Sala Ykenga
26/05 (domingo), das 11h às 12h – Sala Ykenga
CHIBI – A TÉCNICA KAWAI DE DESENHAR | Valdo Alves
Aprenda de forma simples, com traços rápidos e técnicas práticas e divertidas, a transformar qualquer personagem em chibi, técnica japonesa de dar fofura às criações em desenho.
22/05 (quarta-feira), das 9h às 10h – Sala Ykenga
23/05 (quinta-feira), das 14h às 15h – Sala Ykenga
24/05 (sexta-feira), das 9h às 10h – Sala Roberto Negreiros
26/05 (sábado), das 12h às 13h, Sala Roberto Negreiros
Crie o seu primeiro personagem | Jean Paulo
Conceitos básicos para criar o seu primeiro personagem.
26/05 (domingo), das 15h às 16h – Sala Roberto Negreiros
Fabricando Zines | Val Armanelli
Uma oficina prática para todas as idades para desenvolver juntos um zine (mini publicação) que você poderá levar para casa.
24/05 (sexta-feira), das 9h às 10h, Sala Ykenga
25/05 (sábado), das 11h às 12, sala Ykenga
26/05 (domingo), das 16h às 17h, Sala Ykenga
Mais informações: @casadosquadrinhos | (31) 3224-0040 | 98423-8428 (WhatsApp) | contato@casadosquadrinhos.com.br
Sobre a Casa dos Quadrinhos
A Casa dos Quadrinhos é uma escola de artes que se encontra entre uma das mais antigas e bem-conceituadas do gênero em todo o país. Ela foi fundada em dezembro de 1999, e sempre se propôs a trazer um ensino de qualidade. Com o propósito de estimular e desenvolver o crescente mercado artístico mineiro, em 2009, foi criado o Curso Técnico de Artes Visuais, com duração de dois anos, dividido em quatro módulos, com registro na Secretaria Estadual de Educação (518/2008 – nº 37.208) e reconhecido pelo MEC. Sua sede, tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, mantém um Espaço Cultural desde 2001. Nesse local, a escola de artes já promoveu lançamentos de livros e revistas, além de exposições gratuitas e abertas ao público, com trabalhos tanto de nossos alunos quanto de profissionais importantes da área.