26 de maio de 2024

Search
Close this search box.

Grupo Oncoclínicas inaugura unidade em BH que oferece atendimento integral e multidisciplinar

POR:

POR:

Redação

Foto: divulgação

Localizado na Região Hospitalar, clínicas oferece exames e tratamentos de alta complexidade, entre eles, mapeamento genético, propedêutica medular; Centro integrado inclui ainda linha de cuidados para toda a jornada do paciente em tratamento onco-hematológico

Considerado um dos maiores centros de oncologia, hematologia e radioterapia da América Latina, o Grupo Oncoclínicas acaba de inaugurar mais uma unidade na Grande Belo Horizonte. 

Com localização privilegiada na avenida Afonso Pena, 1901, com acesso também pela rua Timbiras, 919, a “Oncoclínicas Região Hospitalar” oferece atendimento com oncologistas e hematologistas, infusões de medicamentos antineoplásicos é imunobiológicos para doenças autoimunes. Ao todo, a clínica possui 32 consultórios médicos e multidisciplinares, 52 boxes individuais e farmácia centralizada para consultas, diagnósticos e cuidado integral distribuídos em uma estrutura completa e arrojada com mais de 4 mil m², além de estacionamento próprio. 

Com 126 colaboradores e 102 médicos especialistas, a unidade tem capacidade para realização de 4.200 procedimentos e 5 mil consultas ao mês, o novo centro conta também com clínica da dor, exames de rastreamento genômico e tratamentos de padrão internacional da medicina de precisão. Pautados pelo que há de mais avançado em oncologia de precisão, esses métodos de diagnóstico preciso e terapêuticas oferecidas pela Oncoclínicas garantem uma linha de cuidado personalizada e integral no combate ao câncer.

De acordo com a diretora técnica, Maria Helena Rangel, entre os destaques da nova estrutura estão um laboratório que reúne anatomia patológica, genômica (estuda o genoma completo de um organismo) e big data, o que permite, entre outras coisas, efetuar o estudo de síndromes de câncer hereditário e o sequenciamento do exame, que compreende a análise dos mais de 20 mil genes humanos.

 “Genes tumorais são analisados em painéis somáticos, com recursos de inteligência artificial, direcionando os tratamentos de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo”, descreve.

A unidade apresenta ainda uma jornada ambulatorial completa para o paciente hematológico, com possibilidade de encaminhamentos de outras terapias hospitalares dentro do grupo, entre eles, o CAR-T Cell e o transplante de medula óssea. “A técnica CAR-T é empregada no Brasil para casos avançados ou quando outras terapêuticas não alcançaram os resultados de alguns tipos de linfomas não-Hodgkin, leucemias”, esclarece Maria Helena. 

Desta forma, a Oncoclínicas Região Hospitalar foi projetada para priorizar uma assistência segura e de qualidade em uma estrutura completa e arrojada para proporcionar acolhimento e um atendimento integral e multidisciplinar para o paciente oncológico. O corpo clínico da nova unidade é formado por uma equipe médica e multiprofissional, pediatras, oncologistas clínicos, radio-oncologistas, onco-hematologistas, enfermeiros, estomatologistas nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.   

Cuidado integral e integrado em benefício do paciente 

Outro diferencial da Oncoclínicas Região Hospitalar é o programa “OC Care – Linha de Cuidados” que acompanha toda a jornada do paciente, desde a primeira consulta, fazendo com que o atendimento tenha mais agilidade, o que é essencial para o tratamento.  O serviço é intermediado por uma rede de concierge, que se encarrega de marcar consultas, exames e repassar informações. “Também são feitos contatos posteriores para verificar se todo o processo ocorreu dentro do previsto. O serviço abrange um controle dos laudos para marcação do retorno das consultas. Esse gerenciamento também significa não realizar exames desnecessários, sendo um programa que beneficia pacientes e operadoras de planos de saúde”, comenta Hélio Calabria, gerente médico executivo nacional do Grupo Oncoclínicas, ressaltando a agilidade e resolutividade do sistema.

O serviço é integrado e complementar à plataforma tecnológica OC por Você, app desenvolvido pelo grupo com a função de coordenar, de forma digital e simples, todo o cuidado oferecido em todas as etapas da jornada do paciente. O aplicativo, único no país que integra toda a equipe multidisciplinar, oferece ao corpo clínico e assistencial acesso ao prontuário eletrônico remoto, telemedicina, laudos de exames, visualização de agenda, chat com pacientes e todo o time envolvido no cuidado de cada indivíduo (médico especialista, oncologista, equipes assistenciais, equipes multidisciplinares e até mesmo equipes operacionais das unidades). A solução permite a troca de informações entre os especialistas em tempo real para entender eventuais caminhos terapêuticos e de manejo.

Já o paciente oncológico pode, através do app, receber orientação em tempo real sobre psicologia, nutrição e controle de sintomas de forma individualizada pela mesma equipe que o atende presencialmente na unidade. Ao toque de um botão, de forma imediata por meio de chat ou teleconsulta, e de acordo com sua preferência e com a necessidade de cada caso. Em situações de agendamento de procedimentos ou exames adicionais durante o tratamento, o OC por Você envia avisos referentes  às autorizações ou necessidade de documentação adicional por parte de plano de saúde. E os médicos envolvidos no tratamento são comunicados e podem acompanhar todas essas etapas, também pelo app.

Parceria com a Dana-Farber Cancer Institute 

Para aprofundar e ampliar as pesquisas científicas, clínicas e populacionais (protocolos e pesquisas para contribuir com a comunidade científica internacional), o Grupo Oncoclínicas realiza diversos estudos, muitos deles em parceria exclusiva no Brasil com a Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais importantes centros de tratamento e pesquisa de câncer do mundo, através do Instituto Oncoclínicas. 

O objetivo é promover troca de conhecimentos, desenvolver atividades nas áreas de ensino, pesquisa e assistência clínica, gerar a discussão de casos entre as clínicas, debater as melhores práticas para o tratamento personalizado e a abordagem multidisciplinar para o câncer. Ainda neste ano, as duas instituições têm um projeto de inovação para desenvolvimento de CAR-T Cell no Brasil e devem avançar em outras ações  colaborativas voltadas à ampliação de iniciativas em prol  dos  pacientes oncológicos do país.

Sobre o Grupo Oncoclínicas

A Oncoclínicas – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 135 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 500 mil procedimentos no último ano (2022). É parceira exclusiva na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MEDSIR, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

Para obter mais informações, visite http://www.grupooncoclinicas.com.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp