27 de maio de 2024

Search
Close this search box.

Hospital de Belo Horizonte distribui água gratuita no Dia Mundial do Rim

POR:

POR:

Redação

Foto: acervo Felício Rocho

No intuito de orientar a população sobre a importância da ingestão de água em função da saúde renal, Instituição distribui 500 recipientes de água no dia 14 de março

Doenças renais são aquelas que ocorrem devido a redução da eficiência das funções metabólicas dos rins e podem acontecer de forma crônica ou aguda, causando complicações severas. A gravidade dos problemas provocados pela disfunção deste órgão é tão severa que foi criado o Dia Mundial do Rim, comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, para justamente tratar a pauta com maior relevância. Em 2024, a data ocorre no dia 14 de março.

Conforme publicado pela Biblioteca Virtual em Saúde, acervo do Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Nefrologia indica que, mundialmente, 7,2% das pessoas acima de 30 anos e 28% a 46% em indivíduos acima de 64 anos sofrem com algum problema renal. No Brasil, a pasta estima que mais de dez milhões de pessoas tenham alguma doença. Desses, 90 mil estão em diálise, número que cresceu mais de 100% nos últimos dez anos.

Ainda que seja muito importante um acompanhamento médico regular para detecção preventiva de indicadores para alguma doença renal, a simples rotina de beber água regularmente é uma maneira de combater males associados aos rins. Em virtude disto, o Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte (MG), promoverá uma campanha de conscientização para alertar a comunidade sobre a importância da ingestão do líquido.

No dia 14 de março, nas intermediações da unidade principal do Hospital (Av. do Contorno, altura do nº 9.530), no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte, a equipe do serviço de diálise irá distribuir copos de água para motoristas e pedestres. A iniciativa é lembrar as pessoas que o consumo de água é importante e não deve ser esquecido.

Serão mais de 500 recipientes distribuídos gratuitamente a partir de 9h. A ação ainda inclui a distribuição de folhetos informativos impressos com orientações sobre cuidados com os rins em todas as unidades do hospital para pacientes e colaboradores. Serão cerca de 700 manuais.

“A saúde renal é algo que precisamos prezar muito e que não pode ficar esquecida. Especialmente em relação ao consumo de água. Os rins dependem desse bom consumo porque desempenham um papel essencial na filtragem do sangue, removendo resíduos e substâncias em excesso, além de regular o equilíbrio dos fluidos em nosso corpo. Quando ingerimos uma quantidade adequada de água, esse processo ocorre de maneira mais eficiente, contribuindo para o equilíbrio favorável do organismo”, explica Hamilton de Freitas, coordenador do Serviço de Diálise do Hospital Felício Rocho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp