24 de maio de 2024

Search
Close this search box.

INTEGRAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E NATUREZA: Vale do Sereno presenteia Nova Lima e região com um importante equipamento público

POR:

POR:

Redação

Foto: André Pessoa Ayres, engenheiro arquiteto com especialização em Design Urbano e Branding e idealizador do projeto Novo Vale do Sereno/ Divulgação

Trilha Ecológica será o ponto de partida do Jardim das Águas, um parque ecológico com mais de meio milhão de metros quadrados de APPs

O Vale do Sereno, bairro localizado na região Norte de Nova Lima/MG, está implantando um projeto ambicioso e pioneiro em Minas Gerais desde o ano passado. Ancorado nas bandeiras do Novo Urbanismo, o projeto denominado Novo Vale do Sereno, está requalificando a região e vai transformá-la em referência em centralidade, proporcionando aos moradores a condição de morar, trabalhar, estudar e se divertir num mesmo lugar. “E mais: um local onde as pessoas são protagonistas dessa transformação que ganha contornos ainda mais reais com a abertura, à população, do seu primeiro equipamento público: uma Trilha Ecológica, que irá contornar o bairro e será inaugurada em setembro”, completa André Pessoa Ayres, engenheiro arquiteto com especialização em Design Urbano e Branding e idealizador do projeto Novo Vale do Sereno.

Ela marca também o ponto de partida do Jardim das Águas, um parque ecológico com mais de meio milhão de metros quadrados de APPs (Área de Preservação Permanente), situado nos fundos de vale de toda a região Norte do município e que será criado em parceira com a prefeitura de Nova Lima, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Um verdadeiro convite à integração entre natureza e comunidade.

O percurso da Trilha Ecológica é de aproximadamente 2 Km, começando na Rua Vinhático (esquina com a Rua do Vale, no bairro Vila da Serra) até à Rua Ipê Branco (no Vale do Sereno). Este caminho, que está inserido nos 40 mil metros quadrados de APPs, dentro do Vale do Sereno, trata-se da porção inicial do grande Parque Ecológico, cujas entradas serão marcadas por praças. “O projeto arquitetônico da primeira praça, localizada no bairro Vila da Serra, já foi concluído. Ele prevê a construção de espaços que irão promover a interação dos ambientes com as pessoas que irão frequentá-los, com atrativos inéditos em comparação a outros equipamentos públicos da região”, explica.

A Trilha Ecológica proporciona a apreciação da beleza natural da região, que reúne cursos d’àgua, nascentes, cascatas em áreas de preservação permanente. Além disso, há sinalização de totens para orientar e estimular a preservação do bioma natural, bem como escadas, passarelas e mirantes.

“Uma infraestrutura impecável que tornará o passeio seguro e naturalmente surpreendente, já que, no meio do caminho, também é possível encontrar moradores ilustres como pássaros típicos da região, pacus, micos e esquilos. E o melhor, para quem mora na região, na esquina de casa”, brinca o engenheiro.

Sobre o Jardim das Águas Parque Ecológico

Um oásis com córregos, cascatas, ar limpo, diversidade e beleza, que se localiza entre bairros nobres da porção Norte de Nova Lima, tais como Vale do Sereno,Vila da Serra, Jardinaves, Jardim das Mangabeiras, Jardim da Torre, etc. “O Parque apresenta uma solução de convívio entre a expansão imobiliária e a preservação do meio ambiente, onde a natureza e a cidade se harmonizam de forma sustentável.

O local engloba dezenas de nascentes, quilômetros de cursos d’água, meio milhão de metros quadrados do bioma Mata Atlântica e uma exuberante fauna e flora. A viabilização do parque deverá ocorrer por meio de uma parceria entre as iniciativas públicas e privadas”, finaliza.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp