27 de maio de 2024

Search
Close this search box.

LACRE DO BEM: Projeto oferece aulas gratuitas de artes plásticas para todos os públicos

LACRE DO BEM: Projeto oferece aulas gratuitas de artes plásticas para todos os públicos
POR:

POR:

Redação

Foto: divulgação

A Oficina do Bem irá promover inclusão cultural e conscientização sobre acessibilidade e meio ambiente

Com uma história inspiradora, o Lacre do Bem traz para a cidade um novo projeto que busca fomentar o aprendizado, a criação conjunta e uma reflexão, na prática, sobre a inclusão de pessoas com deficiência e o uso de materiais recicláveis como instrumento cultural. A Oficina do Bem acontecerá em 16 e 17 de maio, Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade e Dia Mundial da Reciclagem, respectivamente.

Por meio da exploração de diferentes técnicas de artes plásticas com o uso de materiais reciclados, as oficinas irão promover momentos de expressão e reflexão, criatividade, além do compartilhamento de experiências entre os participantes e rodas de conversas sobre os temas abordados.

Na quinta-feira (16), serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 15 voltadas para promover a inclusão cultural de pessoas com deficiência (PCD) e 15 para interessados de todas as idades, no Centro Cultural Padre Eustáquio. Na sexta-feira (17), duas oficinas serão ministradas na Escola Estadual Guimarães Rosa, no bairro Pindorama, exclusivas para 40 alunos da instituição. Do total, 20 vagas serão reservadas para estudantes PCD’s (Pessoas com Deficiência).

Serão utilizados nas oficinas variados materiais recicláveis como lacres de latas de alumínio, cápsulas de café expresso, entre outros objetos comumente descartados. A proposta é que os participantes criem suas próprias obras e desenvolvam autonomia e confiança para realizar um trabalho autoral.

As aulas contarão com intérprete de libras, além de acessibilidade arquitetônica e apoio para transporte em caso de necessidades especiais informadas no ato da inscrição das oficinas. A ‘Oficina do Bem’ irá viabilizar um espaço inclusivo e criativo, atuando em prol do acesso, da fruição e da formação de público para a cultura e ações que promovam a acessibilidade de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

O projeto possui uma equipe multidisciplinar capacitada. A gestão principal das oficinas ficará a cargo do mesmo time que acompanha a idealizadora do ‘Lacre do Bem’ e sub-coordenadora da ‘Oficina do Bem’, Julia Macedo. Na Coordenação Geral, estará a Ivete Macedo e no apoio logístico e também como oficineiro, Nelson Macedo.

A coordenação pedagógica será liderada pela especialista em Educação Inclusiva e intérprete de Libras, Marília Gabriela Santos. A artesã Cláudia Lúcia Souza estará à frente da coordenação técnica das oficinas, que contará ainda com mais 3 oficineiros para as aulas.

A escolha das datas não aconteceu por acaso, além de promover o aprendizado, a criação e o compartilhamento de boas ideias, a conscientização dos participantes sobre acessibilidade e sustentabilidade foi um dos pilares para o desenvolvimento da iniciativa. A atividade inclusiva e imersiva, também visa promover o debate sobre a importância do meio ambiente e da reciclagem com o reaproveitamento dos materiais.

Com carga horária de três horas diárias, as oficinas são gratuitas e para todas as idades. As inscrições estarão disponíveis de 15 de abril a 10 de maio ou enquanto houver vagas. Para garantir o lugar nas aulas é só entrar no www.sympla.com.br e buscar pelo evento: ‘Oficina do Bem’.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

LACRE DO BEM – REALIZADOR DA ‘OFICINA DO BEM’

Após uma visita a uma casa de crianças com paralisia cerebral, Julia Macedo, com apenas nove anos, percebeu que poderia contribuir com a demanda por cadeiras de rodas na instituição. Garantir a autonomia e mobilidade daquelas meninas e meninos se transformou em um objetivo quando ela soube da possibilidade de venda de lacres de latas para posterior compra de cadeiras de rodas.

A tarefa não era simples: reunir 352 mil lacres ou 100 quilos de alumínio que seriam convertidos em apenas uma cadeira de rodas. Difícil, mas não impossível, Julia empreendeu na missão que mais tarde se transformaria no inspirador projeto ‘Lacre do Bem’.

A menina contagiou todos ao seu redor e focou na tarefa de reunir os lacres. Espalhou bilhetes para os amigos, pela escola e mais tarde envolveu empresas. Em pouco tempo, doações começaram a chegar de todos os cantos do país.

Nos quase dez anos de projeto, em dezembro de 2023, Julia alcançou a expressiva marca de 936 cadeiras doadas e 92 toneladas de lacres reciclados. E as conquistas não param por aí, ela ganhou prêmios importantes como o Bom Exemplo 2014 e o IABMG – Gentileza Urbana 2015. Em 2017, a jovem contou sua história inspiradora ao lançar o livro “Julia do Lacre do Bem”.

O projeto cresceu e hoje conta com uma complexa logística. Primeiro em relação ao armazenamento dos lacres, posteriormente no processo de separação do material e transporte para venda para a indústria de reciclagem. Com a compra da cadeira efetivada, a doação acontece para pessoas físicas ou entidades filantrópicas.

Atualmente o ‘Lacre do Bem’ busca alcançar alguns objetivos como uma sede para a Associação, um veículo de carga para transporte dos lacres e cadeiras, além do sonho de contemplar os atuais 110 pedidos de cadeiras em espera.

Para saber como ajudar ou para obter mais informações sobre o projeto, basta acessar www.lacredobem.org.br,, seguir pelo Instagram @lacredobem ou enviar um e-mail para contato@lacredobem.org.br

SERVIÇO

OFICINA DO BEM (Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade)

Data: 16 de maio de 2024

Horário: 14h às 17h

Endereço: Centro Cultural Padre Eustáquio (CCPE)

R. Jacutinga, 550 – Padre Eustáquio (Regional noroeste)

Inscrições: www.sympla.com.br

OFICINA DO BEM (Dia Mundial da Reciclagem)

Data: 17 de maio de 2024

Horário: Turno da manhã e tarde para alunos

Endereço: Escola Estadual Guimarães Rosa

R. Avelar, 10 – Pindorama

Inscrições: Oficina exclusiva para alunos da instituição

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp