27 de maio de 2024

Search
Close this search box.

NOVA LIMA NO TOPO: Comemorando 323 anos, cidade tem a maior renda per capita do Brasil e potencial para empreender em parcerias com indústrias locais

POR:

POR:

Redação

Foto: Pedro Parzzanin


Nova Lima, 323 anos: Caminhando junto ao poder público, cidade é destaque no cenário nacional 

Nova Lima é uma cidade fascinante, conhecida por sua rica história, paisagens deslumbrantes e uma comunidade acolhedora. Com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,813, está situada nas montanhas de Minas Gerais, muito próxima da capital, Belo Horizonte. 

Apesar de contar com uma população de apenas 112 mil habitantes, a cidade apresenta excelentes índices de educação. A proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola é de 99,47%, e de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental é de 90,89%. Além disso, a cidade – na Região Metropolitana de BH – é o município com maior renda média em Minas Gerais e se destaca como polo turístico, gastronômico e cervejeiro, sendo a cidade com a maior produção de cervejas artesanais em Minas.

Além disso, os gestores municipais têm se dedicado incansavelmente para promover o desenvolvimento sustentável, oferecer serviços de qualidade e criar oportunidades para seus habitantes. Seu comprometimento com o bem-estar da população é notável, demonstrando uma dedicação exemplar ao progresso e à qualidade de vida de todos os cidadãos.

Para sabermos mais sobre Nova Lima e como andam as ações de melhoria vindas do poder público, conversamos com o vereador Thiago Almeida, presidente da Câmara Municipal da cidade. Thiago vem realizando uma gestão reconhecida e elogiada entre a população e o meio político. Entre suas ações de destaque, o parlamentar realizou ampla reestruturação no quadro administrativo e no plano de cargos e salários dos servidores da Câmara. Também sob sua presidência, foi aprovado o fim da verba indenizatória – o que representou uma economia de quase R$ 3 milhões até o fim da sua gestão. Esta nova configuração criada por Almeida promoveu uma redução de 23% nos custos com cargos. A Câmara de vereadores também registrou, em 2023, o maior número de projetos de lei aprovados nos últimos anos: 173. 

Nesta entrevista, Thiago Almeida faz uma avaliação dos trabalhos legislativos durante sua gestão, iniciada em 2023. Confira!

O vereador Thiago Almeida/ Matheus Santos

REVISTA EXCLUSIVE: Nova Lima comemorou 323 anos em fevereiro. Quais suas percepções sobre a cidade?

THIAGO ALMEIDA: O que sempre admirei em nossa cidade é mantermos, ao longo dos 323 anos de nossa história, os valores e as características que ainda hoje fazem parte de Nova Lima. Somos uma cidade de gente acolhedora, hospitaleira, gentil e de portas sempre abertas para uma boa prosa e rodas de conversas com amigos e familiares. Essas características tão presentes em algumas cidades mineiras – e que fazem do nosso estado o mais acolhedor do país – não se perderam ao longo dos anos. Nova Lima também é, hoje, um município que olha para frente, para o futuro, abraçando as oportunidades que ele nos reserva, investindo em iniciativas inovadoras e projetos que visam aprimorar a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Nós, vereadoras e vereadores de Nova Lima, temos a responsabilidade e o orgulho de fazermos parte desta história, sendo representantes do povo na Câmara Municipal. Com diálogo, respeito e transparência, seguimos atendendo às demandas da população na educação, saúde, segurança pública, cultura, mobilidade urbana, geração e distribuição de renda. Tudo isso sem perder de vista a sensibilidade social e a ternura de nossas raízes, mas sempre atentos às inovações que impulsionam nosso progresso.

“Somos uma cidade de gente acolhedora, hospitaleira, gentil e de portas sempre abertas para uma boa prosa e rodas de conversas com amigos e familiares.”

RE: Qual balanço você faz do ano legislativo?

TA: O saldo é altamente positivo, uma vez que conseguimos concretizar nosso propósito de reestruturar a instituição e estabelecer uma comunicação mais direta entre a Câmara e os cidadãos. Agora, há uma maior participação da comunidade nas atividades e na aprovação de projetos. Por exemplo, nas reuniões, observamos a presença ativa dos cidadãos acompanhando todo o processo de apresentação e votação de propostas. Estou convencido de que estamos atendendo às demandas da população com essa abordagem de trabalho.

RE: Qual projeto merece destaque entre os aprovados durante o seu primeiro ano na presidência?

TA: Todos são importantes, mas, sem dúvida, o Nova Renda se destaca. É um projeto de transferência de renda com o potencial de impactar positivamente as pessoas, ao mesmo tempo em que estabelece uma política pública de alto padrão, focada nos cidadãos mais necessitados. Ao destinarmos 1% do orçamento anual da Casa para o Nova Renda, garantimos sua continuidade e o posicionamos como um dos projetos mais relevantes dos últimos tempos. Essa transferência de renda dinâmica provoca mudanças significativas em diversos aspectos e rotinas dentro da cidade, como o aumento da frequência escolar das crianças, a melhoria na qualidade de vida da população e a redução da demanda por serviços de saúde de emergência, entre outros impactos positivos.

“O Nova Renda […] é um projeto de transferência de renda com o potencial de impactar positivamente as pessoas, ao mesmo tempo em que estabelece uma política pública de alto padrão, focada nos cidadãos mais necessitados.”

RE: No dia 4 de março, os prefeitos de Nova Lima e Belo Horizonte anunciaram obras visando melhorar o trânsito na BR-356 e MG-30. Como a Câmara tem atuado nessa área de mobilidade e transporte no município?

TA: As intervenções anunciadas por Fuad Noman e João Marcelo são de extrema importância para a nossa região e atendem a uma demanda de 40 anos para que haja solução no fluxo intenso de veículos que trafegam naquela região limítrofe entre BH e Nova Lima, próxima ao BH Shopping. A gestão eficiente dos recursos públicos, que tem sido uma marca atual, nos possibilita investir os valores necessários para melhorar o acesso de milhares de moradores de Nova Lima que hoje utilizam aquelas vias. Nós, nesta atual legislatura da Câmara, certamente somos atores estratégicos para acompanhar, fiscalizar e contribuir para a realização das intervenções viárias da melhor forma possível. Este tema da mobilidade urbana e transporte público sempre foi uma das prioridades desta gestão legislativa, em parceria com o Executivo municipal. A retomada da estrada que liga Nova Lima a Sabará é outro exemplo de demanda histórica atendida em parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal. Também fomos atores importantes na construção e implementação da tarifa única de R$ 2 na cidade e tarifa zero nos fins de semana e feriados. Essa iniciativa foi um marco para o município, incrementando o fluxo de pessoas nos comércios locais, nos pontos de lazer e, também, na contratação de funcionários nas empresas da região. Com um transporte público acessível e eficiente, a economia só tem a ganhar; e a população acessa uma melhor qualidade de vida no trabalho e nos momentos de lazer. 

RE: Na sua avaliação, há uma maior harmonia entre os vereadores e, também, com o Executivo municipal? 

TA: Hoje, os dois poderes municipais andam juntos e tem agregado resultados muito importantes para o município. Atualmente, vivemos um clima de grande harmonia na Casa Legislativa. Todos reconhecemos a importância de executar nossas responsabilidades de forma diligente para promover o bem-estar coletivo. Nosso foco é atender às necessidades da população, exercendo nosso papel de fiscalizadores e legisladores em benefício da comunidade. Além disso, compreendemos que o protagonismo não deve ser nosso, mas sim da cidade. Por isso, é essencial que a cidade prospere, e os vereadores estão plenamente conscientes disso. 

Hoje, nossa dinâmica na Casa é extremamente positiva, sem pautas paralisadas ou projetos bloqueados. Todas as reuniões contam com a participação maciça e engajada de todos os presentes, algo que não era comum anteriormente na Câmara. O esvaziamento das plenárias, que ocorria no passado, não é mais uma realidade. Ao analisarmos retrospectivamente as reuniões, podemos confirmar isso. Estamos adotando uma nova abordagem política, colocando a cidade e seus cidadãos no centro de nossas preocupações. Concluiremos o ano com muitas ações e conquistas, e com uma grande harmonia entre os legisladores, pois cuidar desta cidade é a principal prioridade desta legislatura.

Já a harmonia entre os poderes deveria servir de exemplo para todo o país, pois quem mais se beneficia disso é a população. Afinal, quando há conflitos constantes, as coisas deixam de funcionar; e o foco deixa de ser o bem-estar da cidade para se concentrar nas disputas entre Legislativo e Executivo. Optamos por uma abordagem diferente, priorizando o atendimento e o cuidado com as pessoas. A dinâmica da cidade mudou, e agora estamos colhendo os frutos dessa harmonia, junto com as conquistas que alcançamos. Essa mudança está gerando benefícios reais para a população, como o programa Nova Renda, melhorias na iluminação pública, projetos oftalmológicos e investimentos no Samu. São iniciativas focadas na saúde e na educação. Essa harmonia é fruto do compromisso compartilhado em defender os interesses e lutar pelo bem do povo de Nova Lima.

“Cuidar desta cidade é a principal prioridade desta legislatura.”

RE: Com tantas conquistas e habilidade em dialogar e fazer política pela cidade, você pretende sair candidato ao Executivo de Nova Lima?


TA: Em nossa cidade, temos várias lideranças que possuem suas próprias bases de apoio. Nosso compromisso com a cidade é garantir resultados tangíveis. Aqueles que estão em seus primeiros mandatos geralmente trabalham visando à reeleição. Estamos construindo um processo de crescimento para o município, e é natural buscarmos o reconhecimento pelo trabalho realizado. A verdadeira validação de tudo isso virá das urnas. Portanto, todos desejam que as urnas reconheçam o bom trabalho realizado. Participaremos do processo eleitoral ao lado de todos os que estão no mandato legislativo. Sou alguém que sempre busca construir o presente para colher os frutos no futuro. E se, porventura, não houver frutos para colher mais adiante, estaremos prontos para semear novamente. 

Os prefeitos de BH, Fuad Noman, e Nova Lima, João Marcelo Pereira, alinham sobre a melhora no trânsito entre as cidades/ Rodrigo Clemente/PBH

Parceria de sucesso

Não apenas os bons índices colocam Nova Lima como uma cidade mineira de destaque. Ter o desafio de manter esses bons indicadores para um crescimento ainda maior requer não só atenção constante do poder público, mas diálogo e parcerias com setores econômicos motores do desenvolvimento da cidade e região, responsáveis pela promoção da inclusão social e econômica da população. A mineração é um desses vetores e tem tido papel crucial para impulsionar o crescimento, com desenvolvimento sustentável e qualidade de vida na cidade. Um exemplo dessa parceria é a Cedro Mineração, uma das primeiras empresas a descaracterizar uma barragem na região. Além de priorizar projetos sustentáveis, a Cedro está sempre na busca de contribuir para o crescimento da economia, do emprego e da renda, e do bem-estar e segurança da sociedade. Considerada uma empresa cidadã, que tem o cuidado com o ser humano em seu DNA, a Cedro Mineração apoia hoje mais de 60 projetos sociais em áreas como cultura, música, esportes, saúde e educação.

A empresa tem transformado a imagem da mineração em sinônimo de sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico. A sintonia da Cedro Mineração com a população de Nova Lima tem se fortalecido progressivamente desde o início de suas atividades na cidade. Isso se reflete no apoio às ações sociais, culturais e esportivas, assim como no estímulo ao turismo, à economia local e ao bem-estar dos moradores e visitantes. Como mantenedora da maior creche de Nova Lima, a São Judas Tadeu, atende mais de 600 crianças e serve mais de 1,8 mil refeições diariamente.  

O presidente do Conselho de Administração da Cedro Participações, Lucas Kallas/ Pedro Vilela

Creche São Judas Tadeu/ Pedro Vilela

A mineradora também tem realizado diversas obras na cidade, como a reforma da rotatória do Vale do Sol, a construção da estrada Rio dos Peixes e a implementação de um sistema de drenagem na quinta avenida. Além disso, a Cedro Mineração tem no esporte forte atuação. O Villa Nova, time do coração dos nova-limenses, continua em 2024 tendo a Cedro como patrocinadora máster. “A Cedro Mineração investe fortemente em projetos culturais, sociais e esportivos nas regiões onde atua. Estar novamente junto ao Villa Nova, na temporada 2024, é dar sequência a nossos investimentos sociais em Nova Lima, uma vez que Leão do Bonfim e o esporte são pontos de grande relevância na cidade”, reforça Lucas Kallas, presidente do Conselho de Administração da Cedro Participações, controladora da mineradora.

Para completar, o reconhecimento à empresa, concedido recentemente pelo poder público local, homenageou Farid Kallas, avô do presidente do Conselho da Cedro Participações, ao dar o seu nome à praça Vale do Sol – importante reconhecimento para quem faz parte da história da economia limeira. Farid Kallas teve importante participação na criação do grupo, hoje dirigido pelo neto Lucas. Há mais de 20 anos, quando o neto resolveu empreender, o avô cedeu um terreno para o início dos negócios. Nascia ali o embrião do que viria a se tornar o grupo, hoje conhecido como Cedro Participações. Atitudes como essas reforçam a importância de se andar de mãos dadas com a comunidade em busca de um benefício único: o bem-estar de uma população.

Rotatória entre a BR-040 e o bairro Vale do Sol, em Nova Lima/ Divulgação

Reprodução Instagram

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp