20 de fevereiro de 2024

Search
Close this search box.

OKTOBERFEST BEAGÁ: Evento ocorre neste sábado (14)

POR:

POR:

Redação

Foto: 1ª edição Oktoberfest Beagá/  Fernando Alves/Túlio Barros Fotografia

Evento reúne os melhores rótulos de 10 cervejarias em um só lugar

No próximo dia 14 de outubro, sábado, BH recebe o maior festival de cerveja artesanal, a Oktoberfest Beagá 2023. Serão 10 cervejarias e mais de 40 rótulos à disposição. Será uma megaestrutura, no Mirante Meet, com área kids, praça de alimentação com comidas típicas. O evento é pet friendly. A festa terá muita música, com DJ Pablo Catão; Saideira Skank Tributo; Rock Machine; Velotrol; Rocknights, com o melhor do rock and roll; e U2 Latin American com as melhores da banda irlandesa. Dentre as cervejarias confirmadas estão as mineiras: Krug, 040, Albanos, Artesamalt, Lagoon,  Läut, Loba, Slod, Verace e Uaimií.

Os convites gratuitos são limitados. E quem for caracterizado, ganha um chope pilsen na hora de 500 ml.

Oktoberfest:

Em alemão, “Oktober” significa outubro, e “Fest”, festa ou festival. A festa original foi criada pelo rei Ludwig I, para celebrar seu casamento em 1814, em Munique, na Alemanha. Entre muitas idas e vindas, a celebração se tornou um evento anual e grandioso. Pela tradição, seguida à risca até hoje. No Brasil, em Santa Catarina, acontece uma das principais do país, em Blumenau.

Segundo a Wikipédia, a festa, para a qual estavam convidados todos os moradores de Munique, aconteceu num parque longe do centro, batizado Theresienwiese, em homenagem à noiva. Ainda hoje, é neste mesmo parque que acontece a Oktoberfest de Munique. O encerramento e ao mesmo tempo ponto alto da festa era a corrida de cavalos, com a presença da família real da Baviera. O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para Outubro do ano seguinte, e assim começou a tradição.

O festival de Munique é o maior do mundo. Anualmente, cerca de seis milhões de visitantes participam no festival e na feira em Munique. Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se pelo planeta. Hoje existem Oktoberfest em diversos países, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Vietname, entre outros. No Brasil, a Oktoberfest chegou com a cultura dos imigrantes alemães. No início do século XX, diversas sociedades, como a SOGIPA de Porto Alegre, já promoviam a Oktoberfest. Contudo, foi na década de 1980 que as Oktoberfest se transformaram em grandes festas populares, com a criação das festas nas cidades de Blumenau, entre outras.

A força da cerveja em Minas

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Segundo o Sindcerv, Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, em 2022 aproximadamente 15,4 bilhões de litros foram produzidos no país. E Minas já é o terceiro estado do Brasil com maior número de cervejarias. De acordo com o Anuário da Cerveja divulgado em julho pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os mineiros superaram o estado de Santa Catarina no ranking nacional.

No ano passado, Minas ganhou 33 novas cervejarias e esse foi o fator que fez o estado superar Santa Catarina. Agora, são 222 estabelecimentos registrados aqui que superam os 215 dos catarinenses. São Paulo ainda lidera o número de cervejarias, com total de 387. Em segundo lugar está o Rio Grande do Sul com 310 cervejarias. Segundo o anuário do Mapa, no Brasil existem 1729 cervejarias funcionando em todo o país.

Oktoberfest Beagá 2023

Mirante Meet – Avenida Raja Gabaglia, 2680 – Santa Lucia

Sábado, 14 de outubro,  a partir das 12 horas

Convites: www.oktoberfestbeaga.com.br

Instagram: @oktoberfest.bh

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp