24 de maio de 2024

Search
Close this search box.

Pizzaria La Vera lança pizza contemporânea em novo endereço, no bairro Vila da Serra

Pizzaria La Vera lança pizza contemporânea em novo endereço, no bairro Vila da Serra
POR:

POR:

Redação

Foto: Kellen Pavão

Chef Leo Fontanelli reinventa a tradicional pizza marinara, com massa à base de fermentação natural, farinha orgânica e três tipos de cozimento

 

A pizzaria La Vera estará, a partir de 9 de novembro, em novo endereço. Comandada pelo chef italiano Leonardo Fontanelli, a La Vera se muda para o bairro Vila da Serrapoint gastronômico de Belo Horizonte e Nova Lima, deixando a casa que ocupa na rua Pium-í. A mudança ocorre em plena comemoração dos oito anos da casa, que trouxe a fórmula da autêntica pizza contemporânea italiana para Belo Horizonte, um estilo que valoriza fermentação natural, farinhas orgânicas e de alta digestibilidade e novas técnicas de preparo.

Para inaugurar o espaço, Leo Fontanelli apresenta uma versão contemporânea da tradicional pizza marinara, batizada como Le tre Couture della Marinara. A inovação começa na massa. Ela passa por três tipos de preparo: é cozida a vapor, frita e, por fim, assada no forno italiano, já com a cobertura, que leva, além do molho de tomate San Marzano, azeitonas, pó de alcaparras, anchovas, alho negro e emulsão de basílico. “Ao final, a pizza tem um tom de vermelho mais escuro e aroma muito perfumado”, descreve o chef.

Além dos diferentes processos de preparo, Leo Fontanelli também valoriza a fermentação natural da massa. Para isso, trouxe da Itália o método biga. A técnica de pré-fermentação envolve a proporção específica de farinha, água e fermento, que descansa por várias horas; somente após esse período, o blend é incorporado ao restante dos ingredientes, resultando em uma massa de textura mais crocante e de sabor mais complexo e alta digestibilidade.

A La Vera ainda é uma das pizzarias pioneiras do Brasil – a primeira de Minas Gerais e única de Belo Horizonte – a utilizar somente a famosa farinha Petra no preparo das massas. O feito lhe rendeu o título de “Petra Selected Partner”, obtido depois da validação técnica da própria Petra nos processos produtivos da casa. “Fundada em 1914, a Petra é uma fécula 100% natural, em versões integral ou semi-integral e de altíssima qualidade, moída em moinhos de pedra. É a farinha preferida dos pizzaiolos e chefs italianos”, conta Leo Fontanelli.

Outra revolução da La Vera, que também vai se estender para a nova sede no Vila da Serra, é a apresentação de oito estruturas de pizza contemporânea: Rotonda, Degustazione, In Padellino, Pala Romana, In Teglia, Ciaccia, Focaccia in Pala e Fritta. “A pré-fermentação biga, por exemplo, harmoniza bem com as focaccias, as chamadas pizzas romanas, com recheios como presunto de Parma, porchetta, ricota fresca e mortadela italiana com pistache, bem como a versão doce, com creme de avelã, ricota, morangos e chocolate belga”, aponta o chef.

A La Vera tem uma média de 40 sabores de pizza, além de antepastos e conservas. Enquanto alguns frios são importados da Itália, outros são produzidos na própria cozinha, como o guanciale (bochecha de porco) a pancetta curada (barriga de porco), a linguiça toscana e a porchetta (corte do lombo com a barriga do porco assado a italiana). A La Vera também trabalha com o misto de vegetais grelhados e temperados all´italiana. Na lista de sobremesas, o cardápio inclui pizza frita com creme de avelã, tiramisù e salame de chocolate.

Na lista de drinques, um dos destaques é o Aperol Spritz, clássico coquetel italiano à base de prosecco e do destilado Aperol. Outro queridinho é o autoral La Vera, que leva Aperol, gim, abacaxi e espuma de gengibre. A carta de vinhos privilegia, evidentemente, os italianos, mas também conta com rótulos brasileiros, chilenos, portugueses e argentinos, dentre outros.

 

 

Projeto arquitetônico da La Vera

 

Com capacidade para 85 lugares, o projeto da nova sede da La Vera Pizzaria é assinado pelas arquitetas Mikaela Limp e Larissa Gontijo, da Almé Arquitetura e da LGontijo Arquitetura. Elas buscaram o conceito na arquitetura industrial, com um toque de modernidade e aconchego. “Trouxemos a base da culinária tipicamente italiana representada pelo chef Leo Fontanelli com detalhes e mobiliários nas cores da bandeira da Itália e dos ingredientes utilizados, mantendo a identidade da marca”, conta Larissa.

Funcional, o projeto conta com uma bancada que integra o salão à cozinha aberta, gerando maior interação do cliente com o preparo dos pratos. O novo ambiente também abriga uma galeria com um varal iluminado, decoração no teto com painel personalizado em cordas e um jardim vertical, aplicação das tendências do design biofílico.

 

Sobre Leo Fontanelli e a La Vera Pizzaria

Originário de Maremma, região da Toscana, Leonardo Fontanelli sempre trabalhou com a família, no setor de ristorantes. Mudou-se para Belo Horizonte em 2015, por motivos do coração, e abriu a primeira unidade da La Vera, no bairro Cruzeiro, no mesmo ano. Ali, trouxe a então novidade de comer pizza com as mãos, como os italianos, de forma descontraída.

Em 2018, a La Vera se transferiu para um imóvel na rua Pium-í, no bairro Anchieta, do qual se despede agora. Na então nova casa, Leo revolucionou mais uma vez, implementando a pizza contemporânea italiana, com novas técnicas de fermentação e diversas estruturas de massa. Inquieto, o chef está sempre atento às tendências que surgem de seu país natal e aberto às possibilidades de combinações inusitadas.

Serviço:
La Vera Pizzaria
Novo endereço: Alameda do Ingá, 77, Vila da Serra
Telefone: (31) 2515-0264
Funcionamento:
De quarta a sábado: das 17h30 às 23h
Às terças e aos domingos: das 17h30 às 22h30
Site: laverapizza.com.br
Instagram: @laverapizzabh e @leofontanellichef

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp