24 de maio de 2024

Search
Close this search box.

Prefeitura Municipal de Serro promove exposição de Érika Gariglio, filha da terra mineira

POR:

POR:

Redação

Foto: Érika Gariglio/ Divulgação

Uma ode ao Serro, sob o olhar da arte contemporânea e as memórias de uma serrana. A frase resume a exposição de arte No alto azul do espinhaço, da artista plástica Érika Pires de Melo Gargilio, que escolheu este nome em referência ao hino da cidade, terra do queijo, rodeada de montanhas com características das vilas setecentistas mineiras.

Em 22 de março ocorre o vernissage e Érika, que também é membro da AMBA – Academia Mineira de Belas Artes, fará ainda o lançamento do livro que leva o mesmo nome da exposição, com edição especial e limitada. A obra reúne a coleção de telas e poemas escritos. Escritora e advogada, encontrou nas pinceladas, a expressão de liberdade, revelando um estilo que é, em si, uma celebração artística, principalmente, nas flores que são constantes em suas obras.

A mostra No alto azul do espinhaço será gratuita e aberta ao público em geral a partir de 25 de março na Câmara Municipal de Serro é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, com apoio de empresas locais.

A jornada criativa de Érika é um encontro entre a contemporaneidade e as raízes barrocas que permeiam sua essência. Suas telas são portadoras de beleza, simplicidade e complexidade da vida. A artista acredita que a verdadeira arte é uma jornada de descoberta e inovações, mas que estabelece padrões de beleza profundos e definitivos.

“Preparei uma exposição que homenageia Serro, minha terra natal, e expresso em cada pincelada o amor e os sentimentos em cores vivas e exuberantes”, pontua. A exposição convida o espectador a uma imersão na riqueza cultural, natural, além de despertar emoções e reflexões.

Érika lembra que certa vez, numa visita ao Serro – e já envolvida com as artes plásticas, se deparou com os arabescos, flores, anjos, imagens das igrejas e tudo aquilo que envolvia suas origens e raízes. “Estava em mim sem que eu tivesse plena consciência, contudo já mostrava nas telas”, observa.

“O orgulho de pertencer a essa terra tão rica e fecunda foi minha maior motivação para criar a coleção que foi pensada para ressaltar o Serro e toda região que o circunda, evidenciando nossa cultura, fé, tradições, costumes e nossa belíssima natureza. Quero compartilhar esse patrimônio cultural que está ao alcance de todos, pois carrego em mim o orgulho de ser barroca de sangue, alma e coração. Sou “de” Serro”, ressalta.

As obras de Érika, uma artista inquieta e atuante em várias vertentes das artes, já foram expostas em São Paulo, Campinas, Portugal, Belo Horizonte, Divinópolis e, ano passado, no Carrossel do Louvre, em Paris (França).

“Érika é uma artista de imenso talento e sua arte traz uma expressão vibrante e emocional do mundo, capturando a beleza e a complexidade das formas, cores e seres de uma maneira única. A exposição é uma oportunidade imperdível para todos nós apreciarmos a sua arte e celebrarmos mais um talento nascido em Minas Gerais”, afirma o prefeito de Serro Epaminondas Pires de Miranda.  

 Conheça mais o trabalho de Érika em: www.egartist.com e @erika_gariglio_artist

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp