27 de maio de 2024

Search
Close this search box.

PROJETO EXPERIMENTE: Próxima edição do evento dá início a comemoração de 10 anos

PROJETO EXPERIMENTE: Próxima edição do evento dá início a comemoração de 10 anos
POR:

POR:

Redação

Foto: Victor Schwaner

Celebrando uma década de sucesso, evento alinha 2024 com largada no dia 18 de maio

“Sempre acreditei que em Minas Gerais havia um mercado enorme para a cerveja artesanal, muito além das garrafas de 600 ml servidas nos inúmeros botecos de Belo Horizonte e região. Foi aí que nasceu o Projeto Experimente, com o objetivo de fomentar esse mercado potencial que estava nascendo e procurar pessoas ou marcas que estivessem dispostas a empreender numa área que já existia, mas que não era tão popular quanto é hoje.”

O relato é do produtor de eventos Bruno Lins, que, em 2014, somou sua experiência em trabalhar grandes produções ao amor pelos sabores e cultura mineira para idealizar e lançar o Projeto Experimente. Hoje, o que era sonho do especialista se tornou a maior feira de cervejas artesanais do Estado. Muito mais maduro do que quando nasceu, hoje, além de apenas cerveja, o Experimente é um encontro que acolhe diferentes tipos de paladares num ambiente democrático.

Confirmado para 18 de maio com início às 12h, a próxima edição do Projeto Experimente inicia um ciclo comemorativo de 10 anos de sucesso. Ao longo de 2024, toda organização será dirigida a celebrar essa primeira década de música, alta gastronomia, diversão e muita breja.

Logo de cara, a estreia deste calendário acontece na Praça dos Quatro Elementos, espaço do bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, que serviu de berço para o evento. “A praça é meio que um centro dentro de um dos polos cervejeiros mais importantes do país. Tanto que essa região é chamada de Bélgica Mineira, em menção a um dos países mais cervejeiros do mundo. A praça é favorável para se produzir eventos. É um espaço amplo, expansivo, bonito, com uma vista legal e bem localizado. Quando eu pisei lá pela primeira vez pensei: nossa isso vai dar certo’. E deu”, conta Bruno.

A relação entre a Praça dos Quatro Elementos e o Projeto Experimente é muito forte. Se em 2014 o espaço acolheu o nascimento do evento, em 2024 acolhe o renascimento. Isso porque a feira entra numa nova fase mais moderna e mais próxima do que o público demanda. Para isso, Bruno e sua equipe repensaram toda a marca e se prepara para um reposicionamento do produto como um todo.

Nesta nova etapa, os publicitários Rafa Andrade e Andréa Brandão unem-se pela curadoria gastronômica do evento. “Nossa missão atual foi de elencar estabelecimentos reconhecidos de Belo Horizonte que representam as principais paixões gastronômicas do mineiro. Não é fácil porque a gastronomia local é muito diversa e precisamos afunilar tudo numa lista de 15 restaurantes. Embora gostaríamos de abrir mais portas, chegamos a uma seleção bastante eclética que vai, certamente, agradar todos os públicos. Ninguém sai de estômago vazio do Experimente”, brinca Andréa.

Entre os selecionados estão o Cogumelado, Bença Bençoi, Nada Contra, Classe A, Pizza Sur, Django, Tizé, Bolotas, Salumeria, Per Lui, 68 Pizzaria, Porks, Rei da Estufa, Rock Dog e o Outback – que entra acompanhado do Aussie. No cardápio, itens que vão desde as mais suculentas carnes, passando por opções de massa, sanduíches, condimentos e, uma novidade, produtos veganos. Também integra a lista do evento cerca de 20 cervejarias mineiras, com diferentes tipos de rótulos para atender a qualquer gosto.

Completando a tríade tradicional, a boa música também está confirmada. No entanto, o palco desta vez também vive uma virada para a nova década. “O bom e velho rock’n roll nunca morreu e não vai ser aqui no Projeto Experimente que ele vai morrer. Porém, queremos sair um pouco do óbvio e apostar em novos artistas locais e também na música autoral. Sem deixar de lado nossa paixão pelas guitarras afiadas. Participam da próxima edição a cantora Nega Kelly, Tropical Monkeys, Gritta e a tradicional Putzgrila”, antecipa Bruno.

Além disso, o evento ainda procura condensar oportunidades de lazer para toda a família. A começar pelo espaço kids, com um parquinho de diversões a parte para todas as crianças aproveitarem bastante. O evento também é pet friendly e terá um ambiente para os melhores amigos se encontrarem. Outras novidades devem ser confirmadas até a data do evento.

Os ingressos para a edição do dia 18 de maio já estão à venda e custam a partir de R$ 25. As vendas acontecem pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/projeto-experimente/2419238?referrer=l.instagram.com ). Crianças de até 14 anos não pagam entrada.

Há dias do evento, Bruno está otimista e lembra dos anos que se passaram e projeta os próximos que estão vindo. “Na primeira edição, a gente achava que fazendo tudo certinho e conseguindo a organização que esperávamos, iríamos conseguir atrair um público de duas mil, três mil pessoas quando o evento tivesse estabelecido. A meta ficou muito acima disso com o passar do tempo. Ocorreram edições com mais de 15 mil participantes. Cumprimos nossa missão de dez anos atrás, que era de fomentar o mercado cervejeiro mineiro. Agora, temos novas perspectivas e novas experiências para alegrar o público. Experimente o X, é o que o digo”, convida o idealizador.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp