27 de maio de 2024

Search
Close this search box.

“QUIET LUXURY”: Piacesi Arquitetos Associados adota tendência que visa discrição e sofisticação

POR:

POR:

Redação

Foto: Jomar Bragança

Tendência que já deu o que falar em 2023, o Quiet Luxury (luxo silencioso e discreto) continua como uma das grandes apostas para 2024 e com influência direta em áreas além da moda, como na arquitetura e design de interiores. São espaços que combinam requinte, funcionalidade e conforto, baseados em princípios como paleta de cores suaves, uso de materiais de alta qualidade, um minimalismo com propósito, texturas e contrastes, além do máximo de personalização e exclusividade. 

“A elegância sempre morou na discrição, naquilo que não causa um cansaço visual. A simplicidade bem posta é o último grau da sofisticação, pois significa se despir da ostentação e dos excessos. Na arquitetura e design de interiores, esta prática exige o máximo rigor técnico e um senso estético apurado. Um trabalho de reflexão sobre cada detalhe do projeto – que deve ter seu motivo de estar – e que influencia diretamente na experiência de quem está no ambiente”, discorre o arquiteto mineiro Junior Piacesi, à frente da Piacesi Arquitetos Associados.

São ambientes que proporcionam bem-estar e relaxamento, criados para permanecerem usuais, confortáveis e sofisticados, mesmo com o passar do tempo. Sem a aparência datada de quando se segue tendências fugazes.

O fator propulsor dessa onda é a mudança de comportamento das pessoas que, diante do cenário econômico incerto, estão mais comedidas na aquisição de bens, e consumindo de forma mais consciente. Segundo pesquisa global da WGSN – líder mundial de previsão de tendências – 72,8% das pessoas estão ansiosas quanto à crise do custo de vida, e 62% têm procurado produtos que as ajudem a relaxar e soluções que minimizem os sentimentos emergentes de ansiedade e estresse. Como resultado disso, está um aumento no interesse por interiores discretos, com apelos sustentáveis e sensoriais, e aparência sofisticada.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp